quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

5 coisas que você deve saber antes de começar uma dieta detox



Aqui estão 5 coisas que você precisa saber antes de começar uma dieta detox. As dietas detox são excelentes – mas só se feitas corretamente. Qualquer um pode seguir uma dieta detox e você não precisará de nenhuma poção mágica ou alimentos caros para conseguir bons resultados. Tudo o que você precisa é da comida certa, bastante água e muita auto-disciplina!

Mas antes de você começar uma dieta detox, você precisa ler isso:

1) Nem toda comida saudável é desintoxicante
Há uma diferença entre comidas saudáveis e comidas detox. Todas as comidas detox são saudáveis, mas nem toda comida saudável é detox. E, antes de se jogar numa dieta detox, é importante conhecer a diferença de duas palavrinhas: anabólico e catabólico. A diferença é simples. As comidas anabólicas são aquelas que "criam corpo", usadas muito em musculação. Elas são geralmente ricas em proteína e em gordura. Carne, frango e ovos são alguns exemplos de comidas anabólicas. 
Normalmente, são comidas que podem ser perfeitamente ingeridas, mas que devem ser reduzidas ou totalmente evitadas se seu objetivo é desintoxicar. O objetivo do detox é destruir. E, para isso, usam-se comidas catabólicas. Algumas frutas, legumes e verduras e carboidratos complexos são exemplos de comidas catabólicas. Aqui estão algumas comidas para adicionar na lista de supermercados ao iniciar sua dieta detox.
A menos que você esteja fazendo um detox de açúcar (clique aqui para conhecer a dieta detox de açúcar), você deve passar longe das comidas ricas em proteína e gorduras no detox tradicional.
2) Você irá se sentir enjoado por algum tempo
Muitas vezes, quando as pessoas iniciam uma dieta detox de verdade, elas não se sentem tão bem. Na realidade, muitas se sentem mal. Dores de cabeça, náusea e muita vontade de comer doces são alguns problemas que costumam acabar com as dietas detox. Lembre-se que o objetivo de uma dieta detox é livrar o corpo de toxinas. Essas toxinas têm que circular pelo corpo até serem eliminadas. Descansar e beber bastante líquidos, como chás de ervas e água filtrada podem te ajudar a passar por essa fase. Depois de um tempo, você se sentirá melhor e com energia para dar e vender. Seja paciente – você chegará lá.
3) Mas se você está doente, calma lá...
Muitas pessoas se motivam a começar uma dieta detox porque estão doentes, mas se seu sistema imunológico está comprometido, espere um bocado até que você esteja pronto a aguentar os inevitáveis sintomas do detox (leia o número 2). Liberar as toxinas que estavam acumuladas no seu corpo num ambiente que já está doente pode apenas piorar as coisas. Deixe seu corpo mais forte fazendo uma dieta que equilibre proteínas limpas e gorduras boas (comidas anabólicas) com vegetais e frutas ricos em nutrientes. Quando você estiver se sentindo mais saudável, faça a dieta detox.
4) Você perderá peso, mas parte dele irá voltar
A dieta detox, além de limpar o corpo,
também emagrece
Um dos maiores benefícios da dieta detox é a perda de peso. Isso fez com que as dietas detox ganhassem grande popularidade. E, de fato, dá para você perder bastante peso ao seguir uma dieta detox, por uma semana ou até mesmo um mês. Mas, quando acabar a dieta e você reintroduzir comidas que você deixou de lado por um tempo (de preferência, comidas saudáveis!), você certamente irá ganhar algum peso. Só que não deixe isso te desanimar. Pelo detox, você estará o seu fígado no processo de metabolização de gordura, além de possivelmente adquirir novos hábitos mais saudáveis com a dieta. Desse modo, parte da perda de peso será permanente.

Para aqueles que pretendem enfrentar uma dieta detox e, logo depois, se recompensar com um monte pizza, cervejas e biscoitos recheados... Bem, nesse caso, todo o peso perdido, além de muitos dos benefícios da dieta detox serão rapidamente perdidos.
Pense no detox como se fosse uma faxina geral em casa. Leva tempo e esforço para limpar tudo. Só que, ao terminar, você não fica feliz com o resultado? Você não vai sair por aí andando com chinelos cheios de lama no chão que você acabou de limpar. O mesmo é verdade para seu corpo. Pode levar um tempo para desintoxicar o organismo, mas, ao chegar lá, você se sentirá excelente! Estragar todo esse esforço comendo porcarias não fará sentido algum.
5) Conclusão – remova os obstáculos
Meu conselho para qualquer um que quer começar uma dieta detox séria é já remover hábitos ruins e fazer refeições mais saudáveis ANTES de começar o detox. Comer comidas saudáveis, não industrializadas, livre de açúcar refinado e deixar de lado o excesso de cafeína e álcool irá tornar o detox muito mais fácil e menos impactante, quando você começá-lo. Clique aqui para conhecer os alimentos dos quais você deve passar longe no seu detox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário