quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

5 motivos pelos quais você precisa cuidar melhor do fígado

Seu fígado é um órgão de 1001 utilidades, conheça-as


            O fígado é o maior órgão interno do corpo. Ele pesa cerca de 1 quilo e meio. Tais medidas grandiosas já mostram que ele é importante pra caramba. E isso é verdade: ele tem mais de 500 funções conhecidas. A maior parte delas está ligada ao processamento de substâncias do sangue, provenientes da absorção de alimentos pelo intestino.

O fígado entrega os nutrientes ao corpo
            Funciona assim: quando você ingere algum alimento, ele vai sendo quebrado ao longo do trato digestivo em partes cada vez menores. Ao chegar ao intestino, o alimento está nas suas menores porções possíveis: pequnas moléculas. Elas passam, então, ao sangue. Esse sangue enriquecido com nutrientes chega ao fígado pela veia porta. E, por lá, o fígado faz todo o processamento dessas moléculas.

O fígado limpa o corpo
            Não é só com alimentos que o fígado trabalha, porém. Ele também lida com uma variedade de toxinas, transformando-as em substâncias menos nocivas. É um verdadeiro faxineiro do corpo. Seja ao lidar com álcool, medicamentos e os aditivos alimentares presentes nos alimentos industrializados, o fígado sempre nos protege. Ele transforma todas essas substâncias em outras menos tóxicas.

O fígado ajuda a quebrar as gorduras
            Tem mais: o fígado produz a bile (que fica armazenada na vesícula biliar), que funciona igual a um detergente quando encontra as gorduras. Ela faz a emulsão dessas gorduras, o que facilita sua quebra no intestino.

O fígado armazena e fabrica nutrientes
            O fígado também fabrica proteínas, armazena vitaminas e ferro. Outra substância produzida pelo fígado é o colesterol. Apesar de ter fama ruim, o colesterol é importante. O colesterol protege todas as células do corpo, pois faz parte da membrana que envolve nossas células. O colesterol também é importante para a síntese de hormônios sexuais (os estrógenos e testosterona).

O fígado estoca açúcar
            Por fim, o fígado faz um estoque de açúcar. Nos períodos em jejum, esse estoque vai sendo liberado para nutrir as células. O açúcar é fundamental para que as células estejam "nutridas" e obtenham sua energia.

Cuide do seu fígado
            Todos os órgãos do corpo humano são muito importantes. Mas, se houvesse uma lista dos mais vitais, o fígado certamente figuraria entre os primeiros. Isso porque qualquer problema que ele apresente pode deixar você muito doente e, em casos mais graves, levar até à morte.

            Exames laboratoriais fazem uma contagem das enzimas do fígado (enzimas hepáticas) para descobrir se há algum problema. No entanto, esses testes apenas descobrem um problema quando ele já está avançado. E, hoje em dia (com tantos aditivos e conservantes alimentares nas comidas industrializadas, medicamentos e drogas), ter complicações com o fígado é algo muito comum – e na maior parte das vezes, nem sabemos que as temos. Mas alguns sintomas podem indicar problemas no fígado.

            Cliqueaqui para descobrir porque seu fígado está implorando para uma limpeza. Ao melhorar seu fígado, todo o seu corpo funcionará melhor e você terá mais energia. Para isso, basta fazer um detox. Clique aqui para conhecer 10 poderosos alimentos detox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário