quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Limão ou laranja: qual é o mais saudável?


As duas frutas cítricas tem muitos benefícios. Mas o que emagrece mais: o limão ou a laranja? E
quem tem mais vitamina C: limão ou laranja?

Frutas cítricas, como o limão e a laranja, oferecem muitos benefícios para a saúde. As frutas cítricas podem baixar seu risco para a anemia, câncer, doenças cardíacas, pressão alta e infartos, de acordo com várias pesquisas científicas. A vitamina C presente nas frutas cítricas é responsável por boa parte desses benefícios. Tanto o limão quanto a laranja contém quantidades similares de vitamina C por grama.

Mas por que a vitamina C faz bem? E quem é melhor: limão ou laranja? Continue a ler, clicando abaixo.


Importância da vitamina C
A vitamina C tem um monte de funções. Ela funciona como um antioxidante, ajudando a destruir os radicais livres. Esses radicais livres podem causar vários danos às células. A vitamina C é também essencial para a produção de colágeno, que é usada para formar novas células no osso, nos vasos sanguíneos, ligamentos e tendões. A cicatrização também é uma função que requer a vitamina C. E o nosso corpo não consegue fabricá-la, necessitando, portanto, obter a vitamina C na alimentação.

Quantidade de vitamina C
Uma porção de 230 mililitros de suco de laranja fornece 96 miligramas de vitamina C, enquanto uma porção equivalente de suco de limão fornecerá 112 miligramas de vitamina C. Nesse quesito, quem ganha é o limão, apesar de "laranja" e "vitamina C" soarem quase como sinônimos. Apesar disso, essas quantidades ultrapassam as necessidades diárias de vitamina C. Assim, tanto o limão quanto a laranja são excelentes fontes dela.

Limão x Laranja
Quem tem menos açúcar? Quem tem menos calorias? Aqui quem ganha é o limão, mais uma vez! 100 gramas de limão têm 29 calorias e 2,9 gramas de açúcar, enquanto a mesma quantidade de laranja fornece 47 calorias e 9,4 gramas de açúcar.

Mas as laranjas são mais nutritivas! Os limões fornecem menos cálcio, com 26 miligramas contra 40 miligramas de cálcio nas laranjas. Também tem menos potássio (associado à saúde cardiovascular): com 138 miligramas de potássio contra 181 miligramas na laranja; menos vitamina A e menos ácido fólico.

Onde usar
Dá para usar limões e laranjas em diversas formas na sua dieta detox. Coloque fatias de laranja ou gotas de limão na salada. Mas atenção: o calor destrói a vitamina C. Outra excelente dica é para quem quer emagrecer. Esse Conheça a receita de um  poderoso coquetel de chá verde com laranja e limão que irá queimar sua gordura! Confira mais, clicando aqui.

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