quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Linhaça é aliada em perda de peso rápida e saudável


Conheça 8 benefícios da linhaça e inclua-a já em sua dieta!

            A linhaça entrou de vez no cardápio de muitos brasileiros e de muitas brasileiras. Não é à toa: a linhaça tem um porção de benefícios para a ajuda. Um verdadeiro superalimento, a linhaça também pode ajudar na perda de peso. E, é claro, a linhaça também tem ação detox, o que vai melhorar tanto sua saúde física quanto sua saúde mental!

Como encontrar a linhaça?
            A linhaça se populariza não só por ser tão saudável, mas também por ser facilmente encontrada em lojas de suplemento e supermercados. A linhaça pode ser encontrada na forma de sementes, mas para quem não gosta (afinal, vamos combinar, parece comida de passarinho), dá para encontrar a linhaça em pó.
           
Qual é o melhor para emagrecer: linhaça em pó ou semente de linhaça?
            A linhaça em pó, em forma de farinha, também guarda os mesmos benefícios para a saúde. No entanto, é a linhaça em semente e triturada que fornece mais fibras, pois, no processo de fabricação da farinha de linhaça, parte das fibras é perdida. E, se seu negócio é emagrecer, vá com a comida de passarinho mesmo. As fibras na dieta ajudam a controlar aquela vontade de atacar a geladeira.

A linhaça emagrece?
            Sim. A linhaça é muito rica em fibras solúveis. E as fibras da linhaça são de excelente qualidade: seu potencial dietético chega a ser 5 vezes maior que o da aveia. As fibras são muito importantes numa dieta, pois causam sensação de saciedade.

Como que a linhaça ajuda a perder peso?
            Suas fibras ajudam a controlar o açúcar (glicose) no sangue, fazendo com que esse açúcar seja liberado mais lentamente. Desse modo, não vai ter uma explosão de insulina – o hormônio que seu corpo usa para estocar a glicose. Isso é importante para caramba numa dieta e numa vida saudável! Muita insulina no sangue faz com que a glicose seja rapidamente estocada, o que te dá vontade de comer mais doces, pães e alimentos ricos em açúcar. A insulina em excesso também favorece o estoque de gordura. Então, a linhaça ajuda muito quem quer emagrecer, pois irá controlar o açúcar no sangue e, por tabela, o nível de insulina.

Quais são os benefícios da linhaça para a saúde?
  1. Linhaça faz bem ao coração.




A linhaça é fonte de ômega 3. Se você já viu aqueles comerciais na TV anunciando o ômega 3 como fonte de saúde, eles não estão errados. Mas não é só por meio de cápsulas em gel que podemos conseguir ômega 3. E a linhaça é prova disso. E por que o ômega 3 faz bem ao coração? Ele ajuda a reduzir o nível de LDL, o colesterol ruim, no sangue.

            Quando há muito LDL no sangue, placas de gordura se depositam mais facilmente na parede das suas artérias, os vasos que levam o sangue para todo o corpo. E isso é muito ruim, pois é como se tais vasos sanguíneos fossem ficando entupidos. Chega uma hora que o sangue fica completamente impedido de viajar. E o sangue que leva todo o "alimento" que nossos órgãos precisam. Quando esse bloqueio nas artérias ocorre, pode ocorrer, dependendo da artéria, um AVC ou um ataque cardíaco.

            Agradeça a linhaça – e ao seu ômega 3 – por tirar aquele LDL do sangue.

  1. A linhaça controla a diabete. A linhaça previne a diabete.
Um excelente benefício para a saúde, não é? Se você tem diabete, pode se beneficiar da linhaça. E, se você quer se proteger da doença, também irá encontrar na linhaça um porto seguro. Lembra das fibras solúveis da linhaça, que impedem que muita insulina seja lançada no sangue? Pois é, isso é muito bom: o excesso de insulina causa uma resistência a ela. Chega uma hora que as células quase não mais são sensibilizadas pela insulina, o hormônio que retira o açúcar do sangue – é a diabetes tipo 2.

  1. A linhaça ajuda a acabar com a dor após a musculação ou exercícios físicos

Foi à academia, fez musculação e já está se sentindo cheio ou cheia de dores? A linhaça irá te ajudar. Ela tem ação antinflamatória, graças a presença do ômega 3. Isso ajuda a diminuir os impactos do exercício físico, fazendo com que você se recupere mais rapidamente.

  1. A linhaça ajuda a aliviar dores nas articulações

Mais uma vez, o ômega 3 presente na linhaça irá atuar combatendo inflamações. Isso pode auxiliar no combate à dores nas articulações.

  1. A linhaça regula o intestino e melhora seu funcionamento

A linhaça, por ser rica em fibras solúveis, ajuda a melhor o funcionamento do intestino. É preciso consumir, também, bastante água para notar tais benefícios. Mais uma vez, isso trás benefícios como o aumento da saciedade.

  1. A linhaça pode ajudar mulheres na menopausa
A linhaça contém uma substância chamada de lignana, que se assemelha, quimicamente, ao hormônio estrógeno. É, assim, chamada de fitoestrógeno. Isso pode ajudar a melhorar sintomas da menopausa, que ocorre quando a produção de estrógeno diminui. Alguns sintomas que possivelmente são auxiliados com a ingestão da lignana na linhaça são as alterações do humor e a osteoporose (que as mulheres em menopausa têm mais chances de ter).

  1. A linhaça diminui o risco de certos cânceres
Cada vez mais, pesquisas indicam que a linhaça é anticancerígena. A linhaça pode ajudar a prevenir o câncer de mama, o câncer de próstata e o câncer de cólon.

  1. Melhora a visão

A linhaça melhora a visão e aumenta a percepção de cores e oferece proteção aos olhos durante o envelhecimento.

  1. A linhaça é detox
A linhaça possui antioxidantes, que age contra os radicais livres. Isso ajuda a prevenir danos ao corpo, pois tais radicais livres são muito nocivos (podem ser até cancerígenos). E não para por aí: ao melhorar o sistema digestivo, as fibras insolúveis da linhaça inibem a reabsorção de toxinas, sendo, assim, um poderoso desintoxificante.

  1. Fonte de várias vitaminas e minerais
Esqueça aqueles comprimidos polivitamínicos, como Centrum e afins. Você pode obter tudo pela alimentação. A linhaça, por exemplo, oferece sódio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, manganês e cobre. Também tem vitamina B1, C e E. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário