quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Por que você precisa consumir mais tomate

O tomate, além de detox, ajuda na prevenção de câncer e de problemas cardíacos


            O tomate é tão comum que a gente deixa de se dar conta de sua importância. A hortaliça vermelha e redonda vai bem com qualquer salada e até mesmo aparece naquele hambúrguer lá da esquina. Isso faz parecer que ele não é saudável. No entanto, apesar do tomate vir com más companhias, algumas vezes, ele, sozinho, tem benefícios gigantescos.

            O fruto é rico em licopeno. Grave bem esse nome. O licopeno tem propriedades medicinais fantásticas. É antioxidante, combatendo os radicais livres, que são nocivos ao corpo. Também tem outros antioxidantes, como a vitamina C.

            As pesquisas científicas oferecem um forte embasamento para a afirmação de que o tomate pode prevenir o câncer de próstata. Mais uma vez, graças ao licopeno. Cientistas acreditam que o consumo de tomate pode diminuir em 20% as chances de vir a ter câncer de pulmão ou câncer de próstata. O tomate é a fonte mais rica de licopeno que temos.
           
Inclua o tomate na sua dieta
            Também tem potássio. Você pode associar o potássio, presente nas bananas, com a redução de câimbras. Mas ele é bem mais poderoso que isso. O consumo de potássio (junto de um menor consumo de sódio) está associado com a saúde cardiovascular.

            Por exemplo, foi feito um estudo científico, recentemente, que mostrou resultados surpreendentes. Nele, um grupo de voluntários consumiu 4g de potássio por dia, enquanto o outro grupo consumiu apenas 1g de potássio. Aqueles que consumiram 4g de potássio diminuíram pela metade o risco de ter um ataque cardíaco! E você poderá encontrar bastante potássio através do tomate.

            E o tomate é excelente em dietas detox. Além de ser um poderoso antioxidante, ele ajuda a reduzir a formação de pedras nos rins. E os rins são essenciais para filtrar todo o nosso sangue e eliminar aquilo que é tóxico – devemos mantê-lo saudável. Outra propriedade detox do tomate é que ele ajuda a neutralizar resíduos ácidos. E o tomate também ajuda a emagrecer, pois suas fibras causam saciedade!

            Então, vale a pena adicionar o tomate ao fazer aquela salada! Como o licopeno do tomate é melhor absorvido junto de gorduras insaturadas, uma excelente acompanhante para o tomate é o azeite de oliva extravirgem. E, ao comprá-los, preste atenção na cor: quanto mais vivo o vermelho dos tomates, melhor ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário