quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Purifique o corpo e emagreça com alcachofra: conheça 10 benefícios da hortaliça

O alcachofra é conhecido como tônico do fígado. A fama não é à toa: o alcachofra é um dos mais potentes hepatoprotetores naturais
A alcachofra é um superaliado da saúde
O fígado, como já vimos nesse artigo, é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. E, mesmo sem eu te conhecer, leitor ou leitora, caso você nunca tenha feito uma dieta detox, posso afirmar com quase 100% de certeza que o seu fígado não anda bem. É que, diariamente, sobrecarregamos o fígado com bebidas altamente açucaradas, alimentos industrializados lotados de aditivos químicos perigosos, além de álcool e medicamentos.

A  boa notícia é que podemos fazer um detox do fígado para purificá-lo e, com isso, limpar também todo o corpo! Nesse caso, um dos maiores aliados é a alcachofra. A alcachofra é conhecida como tônico do fígado. O nome científico dela é Cynara Scolymus L., cultivada e consumida no Mediterrâneo (e, se você já ouviu sobre a dieta do Mediterrâneo, sabe que as pessoas que moram lá são muito saudáveis e vivem por muito mais tempo).

Mas não se preocupe caso você não queira inclui-la na sua dieta - a aparência não é lá muito bonita, apesar de ela ser tão poderosa. 
Uma variedade de marcas de alcachofra em cápsulas são disponíveis. Havendo dúvidas, vale a pena conversar com o farmacêutico

Dá para comprar, nas farmácias, pílulas de alcachofra. Não se trata de um medicamento. A alcachofra em cápsulas ou comprimidos é um suplemento alimentar. Ela é, porém, contraindicada para crianças menores de 12 anos e pessoas com obstrução do ducto biliar. Gestantes e lactantes também não devem consumir. 

Os comprimidos de alcachofra contem as mesmas substâncias presentes na verdura. Mas como a alcachofra pode te ajudar?  A alcachofra emagrece? Confira abaixo 10 benefícios da alcachofra.
  1. A alcachofra estimula a produção da bile. É uma das substâncias que o fígado produz, armazena na vesícula biliar e envia para o intestino. Lá, a bile é usada para quebrar a gordura. Desse modo, a alcachofra ajuda na digestão de alimentos gordurosos e protege a mucosa intestinal.
  2. A maior produção de bile causada pela alcachofra também ajuda no detox. A bile ajuda a mover as toxinas do fígado para o intestino, para posterior eliminação.
  3. A alcachofra ajuda pessoas com colesterol alto. É que a bile, aumentada pela alcachofra, é produzida a partir do colesterol. Desse modo, o colesterol é reduzido. 
  4. A alcachofra diminui o risco de ter um ataque cardíaco ou AVC. Ela aumenta os níveis de colesterol bom, o HDL; enquanto reduz os níveis de LDL, o colesterol ruim, que pode causar entupimentos das artérias que irrigam o coração e o cérebro.
  5. A alcachofra possui quercetina, que tem propriedades diversas. Através da quercetina, um antioxidante, a alcachofra reduz inflamações, é anti-carcinogênica e aumenta a imunidade.
  6. A alcachofra contém rutina, a vitamina P. Através desse composto, a alcachofra favorece a queima da gordura. Desse modo, a alcachofra é excelente para quem quer emagrecer.
  7. A alcachofra tem uma coleção de compostos que previnem a proliferação de células com potencial cancerígeno.
  8. A cianarina, da alcachofra, regenera as células do fígado e protege o órgão como um todo, mesmo em casos de intoxicação.
  9. A alcachofra alivia gases e enjoos, que são causados por excesso de alimentos gordurosos.
  10. Os ácidos biliares estimulam o peristaltismo no intestino, o que resulta em melhoras na digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário