quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cientistas confirmam: dieta rica em fibras é segredo para emagrecer


Coma fibras! Se você lê um pouco sobre dietas, já deve estar bem acostumado com a lista de benefícios atribuídos às fibras. As fibras insolúveis fazem o intestino funcionar como um relógio, ajudando na eliminação das fezes. Já as fibras solúveis formam um gel no estômago, demorando para ser digerida, causando sensação de saciedade. Em resumo: as fibras são tudo de bom para quem quer saúde e está de dieta. Mas, depois dessa, a eficácia delas está cientificamente comprovada: as fibras ajudam a perder peso.



É que, agora, para fazer coro aos fãs das fibras, foi divulgado o resultado de um ano de pesquisa. O resultado de um estudo sobre dietas ricas em fibras foi publicado nesta segunda-feira, 16, num respeitado jornal científico do exterior. Nessa pesquisa, 240 adultos foram divididos em dois grupos: um que seguia uma dieta com pelo menos 30 gramas de fibras por dia; e outro grupo que seguia a dieta da Associação Americana do Coração, que exclui o álcool, gorduras saturadas e trans.

O resultado foi que a dieta rica em fibras, mesmo sendo bem menos restritiva, também ofereceu enormes benefícios à saúde: ambos os grupos melhoraram a pressão arterial e diminuíram os riscos para as diabetes. E, o melhor de tudo: mesmo que o grupo da dieta rica em fibras perderam apenas 1,5kg a menos que o grupo que seguiu a dieta restritiva.

Tudo com moderação
Para saber alguns alimentos ricos em fibras solúveis, clique aqui. Mas, depois de conhecê-los, também não adianta exagerar. O consumo recomendado é de 30 gramas de fibra por dia. Fibra em excesso faz mal: pode dificultar a absorção de vitaminas lipossolúveis - A, D, E e K; além de minerais importantes, como cálcio e zinco. Também consumindo fibras em excesso e bebendo pouca água, o resultado é prisão de ventre.

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