segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os incríveis benefícios do jamelão para a saúde



Dependendo de onde você mora, querido leitor ou leitora, você conhece o jamelão por nomes diferentes. Jambo, jambolão, baguaçu e outros mais curiosos como brinco-da-viúva e azeitona-preta são títulos que a fruta recebe. Mas, não importa, em todos os casos, o jamelão tem propriedades incríveis, que surpreendem a própria ciência. É capaz de você nunca tenha sequer visto o jamelão na vida. Mas eu garanto: ele é como se fosse ouro. Mesmo sendo raro hoje em dia, o jamelão é um santo remédio totalmente natural.  Vamos conhecer um pouco o que essa fruta misteriosa pode fazer por você?


1. Poderoso antidiabético
Para quem tem diabetes mellitus, o jamelão é um fruto incrível. Ele é hipoglicêmico, o que significa que ele abaixa os níveis de açúcar no sangue e na urina. Aquele sede insaciável e vontade excessiva de urinar que os diabéticos sofrem são também quase que totalmente resolvidos por essas frutas negras.

Para pacientes diabéticos, o suco da fruta é um grande aliado. No entanto, a melhor opção mesmo é consumir (em água ou na comida) o pó de semente de jamelão (entre 4 a 5 gramas ao dia são suficientes). Torre-as e pulverize-as. As sementes do jamelão são ricas em jamboline, uma substância que impede que o amido presente em certos alimentos seja convertido em açúcar. 

O extrato aquoso das sementes do jamelão causam uma grande queda no nível de açúcar no sangue – o que pode ser até mesmo perigoso (lembre-se que um remédio em excesso se torna um veneno). Consulte seu médico antes de aderir ao jamelão como aliado no tratamento da diabetes.

2. O jamelão é uma das frutas com maior poder detox que conhecemos
O jamelão contém flavanóides, que são poderosos antioxidantes. Eles protegem as nossas células dos dos ataques causados pelos radicais livres. A casca do jamelão é bem rica em flavanóides e também é um excelente antibactericida (pode ser aplicada sobre a pele e a boca, inclusive). O jamelão também é fonte de outra classe de antioxidantes: os taninos. Por fim, o jamelão tem outras ações detox, sendo um excelente remédio para doentes de fígado. O jamelão ajuda a limpar e purificar o fígado, os vasos linfáticos e o sangue.

3. O jamelão é um incrível remédio anti-colesterol
Por ser rico em taninos e flavanóides, essas substâncias antioxidantes citadas acima, o jamelão é excelente para quem sofre de colesterol alto e problemas cardiovasculares. A fruta depura o colesterol ruim e, aumentando o colesterol bom, é excelente para reforçar a resistência das veias e artérias.

4. O jamelão protege contra o câncer
Ainda há estudos sendo feitos sobre isso. No entanto, recentemente, uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas mostrou que, em laboratório, o extrato do jamelão matou 90% das células leucêmicas de um teste.

5. O jamelão ajuda a combater as espinhas
As sementes do jamelão são muito eficazes no tratamento da acne. Após torrar e pulverizar as sementes de jamelão, misture o pó com leite de vaca. Aplique a pasta formada antes de ir dormir e lave pela manhã. 100 gramas da fruta contém vários nutrientes: cálcio (15 mg), ferro (1,41 mg), magnésio (35 mg), de fósforo (15 mg), sódio (26,2 mg), vitamina C (18 mg), tiamina (0,019 mg ), riboflavina (0,009 mg), niacina (0,245 mg), vitamina B6 (0,038 mg), calorias (62 kcal), carboidratos (14 g), caroteno (48 ug), ácido fólico (3 mg), fibra (0,6 g), gordura (0,23 g), proteína (0,995 g), água (84,75 g).

25 comentários:

  1. Hoje eu peguei está riqueza próximo a minha casa estou encantada com se valor medinal

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu peguei está riqueza próximo a minha casa estou encantada com se valor medinal

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que a maioria das pessoas não se enteressam pelos valores medicinais

    ResponderExcluir
  4. meu nome e nilton de jesus 20.11.2015 17:33 hs
    eu swm querer passei enfrente uma arvore tinha um rapaz colhendo esta fruta parei e perguntei a ele o nome da fruta ele disse jamwlao.ai peguei tbem algumas e vou tomar pra desintoxicar o figado.muito bom remedio natural

    ResponderExcluir
  5. Aqui no interior de SP na minha cidade Lorena essa fruta é chamada de Maria Preta.

    ResponderExcluir
  6. To tomando o suco das folhas desidratadas, 50 folhas para 2 litros de água, de 12 x12 horas, por 30 dias!

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Rio chama-se jamelão e eu AMO!
    É simplesmente delicioso!

    ResponderExcluir
  8. Aqui no Rio chama-se jamelão e eu AMO!
    É simplesmente delicioso!

    ResponderExcluir
  9. aqui em Sergipe chamamos de mangelao.

    ResponderExcluir
  10. Aqui na Baixada Fluminense se chama Jamelão e só se come se estiver muito madura, pois a cica é muito forte. Deu nome ao lendário cantor da Escola de samba Mangueira.

    ResponderExcluir
  11. Aqui no Amapá é ameixa, mas meu tio do RJ fez com que eu chama-se de jamelão

    ResponderExcluir
  12. Aqui no Amapá é ameixa, mas meu tio do RJ fez com que eu chama-se de jamelão

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Desde ontem estou tomando o Chá pois tenho Diabetes
    Espero que Abaixe rápido;;;Pois Preciso iniciar um tratamento Dentário

    ResponderExcluir
  15. Pois eu estou fazendo caminhada e todos os dias , na volta minha amiga e eu, pegamos e chupamos muitas. Eu as chupo deste criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então vc chupa desde criança kkk...safadinha vc hein

      Excluir
  16. Pois eu estou fazendo caminhada e todos os dias , na volta minha amiga e eu, pegamos e chupamos muitas. Eu as chupo deste criança.

    ResponderExcluir
  17. Pois eu estou fazendo caminhada e todos os dias , na volta minha amiga e eu, pegamos e chupamos muitas. Eu as chupo deste criança.

    ResponderExcluir
  18. Estou com nódulos interno próximo à costela. Moro no DF e aqui é cheio de árvores na rua de jamelão, há alguns meses, todos os dias, como dessas frutinhas todos os dias, não sei se é por isso, mas os nódulos vem diminuindo e já estão bem menores.

    ResponderExcluir
  19. Amei saber,o meu vizinho tem um pé de jamelão que debruça sobre a minha lage!!!!! Amei saber vou continuar comendo e colher e congelar para fazer chás pois é um fruto de época. Obrigada pelas informações! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  20. Seu sabor é incoparavel ,deveria existir uma fruta maior com o seu sabor ,mais se eles fazem encherto então é só pedirmos!

    ResponderExcluir
  21. Qual o valor medicinal das folhas, alguém sabe? Aqui costuma-se fazer chá com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça o suco das folhas que bom

      Excluir