segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Guilherme Prieto venceu a obesidade: perdeu 40kg em 6 meses



Há seis meses, Guilherme Prieto sentia na pele os problemas da obesidade. Para ele, mesmo coisas que parecem tão simples como deitar, ou levantar da cama, ou se agachar eram um tremendo desafio. Com a saúde já bastante comprometida, passou a ter problemas na coluna. Quando atingiu os 150 quilos, Guilherme decidiu que estava na hora de mudar. Disse para si mesmo que iria perder peso.

Guilherme procurou uma endocrinologista, que lhe elaborou uma dieta de 1600 calorias diárias. Mas o que mais ajudou ele foi a prática dos exercícios físicos. O que no início era uma estratégia para emagrecer se transformou numa das paixões de Guilherme. Ele diz que não consegue viver sem o esporte – e une os treinos da academia, voltado à hipertrofia muscular, com os exercícios aeróbicos – para perder ainda mais gordura.

Foram 40 quilos perdidos em seis meses. Surpreende a sobriedade com que ele lida com o emagrecimento. Guilherme garantiu que não teve pressa e não quis uma dieta radical. Pelo contrário: ele tinha um "dia do lixo" pelo menos uma vez por semana. Encarando o novo estilo de vida como algo prazeroso, e não como uma terrível obrigação, os resultados de Guilherme são os melhores possíveis.

Nessa entrevista, ele dá dicas valiosas para quem quer emagrecer.

ENTREVISTA
Quando você tomou a decisão de perder peso de vez?
O pai de Guilherme, à esquerda, se motivou com o sucesso do filho e
também está modificando seus hábitos
Foi quando cheguei aos 150kg. Aí, eu vi que era o momento de tomar uma iniciativa consciente de perder peso. E isso era por questões de saúde. Eu já estava me preparando para este momento algumas semanas antes da minha decisão. Eu já sabia que um dia eu deveria mudar. Então, ao atingir os 150kg, esse foi o meu início.

O que te incomodava no seu corpo antigo? O seu peso estava impactando sua saúde?
Meu peso impactou muito a minha saúde. Desenvolvi problemas de coluna por causa do sobrepeso e mesmo as atividades mais simples eram um desafio. Eu tinha dificuldades para me movimentar, agachar, deitar ou levantar da cama. Até mesmo ficar de pé por poucos minutos já me incomodava.

Como que essa perda de peso melhorou sua saúde e qualidade de vida? 
Comecei a sentir menor dificuldade em executar aquelas tarefas comuns do dia a dia. As atividades que eu antes não conseguia realizar, hoje já não são mais um problema. Eu me sinto muito mais leve. Posso correr muito mais do que achei que fosse possível um dia. 

As pessoas notam a diferença?
É inacreditável: em qualquer lugar que eu vá, eu encontro alguém e a primeira coisa que escuto deles é: "Nossa, como você emagreceu". Ultimamente, parece não ser mais novidade para mim, mais as pessoas ficam realmente impressionadas e isso ajuda muito para que eu mantenha minha dedicação a cada dia.

Por que você acha que teve sucesso em sua perda de peso? Existe algum "segredo" para emagrecer?

O sucesso vem apenas com muita persistência e determinação. Sem esses dois, eu acredito que não teria conseguido. Não há nenhum "segredo" ou "formula mágica", é simples, GASTE MAIS e COMA MENOS!

O que você mudou na sua dieta? De quais alimentos você passou a gostar?
Minha dieta inicial era uma simples, indicada por um endocrinologista, com base de 1600kcal diárias. Aos poucos, eu fui estudando e entendendo mais sobre o assunto. Portanto, adaptei a dieta para as condições que eu tinha. Hoje, a minha dieta é voltada para a preservação de massa muscular e a perda de gorduras. É algo mais focado ao treino da academia. Mas eu sempre faço pequenas adaptações. Muitas vezes os alimentos são os mesmos, porém feitos apenas de forma diferentes para diversificar o cardápio rsrs. Meu paladar não se modificou. Eu continuo gostando dos mesmos alimentos. Porém, faço pequenas substituições saudáveis, uso alimentos com menos sódio e com mais carboidratos bons, gorduras boas e etc.

Quais atividades físicas você pratica?
Sou praticante de academia. Faço exercícios para todo o corpo juntamente com os aeróbicos.  Comecei somente para auxiliar na perda de peso. Mas acabei pegando gosto pelo esporte e pretendo levar isso para o resto da vida.

Você acredita que teria obtido o mesmo resultado sem a prática dos exercícios?
Jamais, talvez eu tivesse desistido durante o caminho. O treino me deu motivação para continuar e querer me superar cada vez mais.

Você já experimentou sucos detox e sucos verdes?
Tomei algumas vezes. Não fazia o uso do suco detox. Vejo que ele também auxilia, sim, em perda de peso, porém no meu caso não foi utilizado (pelo menos não freqüentemente).

DICAS DO GUILHERME PARA EMAGRECER COM SAÚDE
  • Movimente-se: A prática de um esporte (por gosto) ajuda muito. Após 2 horas jogando tênis ou jogando vôlei, dificilmente você vai querer sair da sua dieta.
  • Acelere o metabolismo, comendo mais vezes: Comer a cada 3 horas ou até menos que isso. Trata-se de comer poucas quantidades, mas em várias refeições. 
  • Para evitar dores e problemas: Procure alongar-se antes e depois de exercícios. 
  • Tenha um "dia do lixo": Uma dica muito importante: tire um dia da semana para comer tudo aquilo que você tem vontade. Isso te dará uma motivação inicial para você seguir regradamente sua dieta. Após um tempo, você mesmo irá notar que não precisa mais desse dia. E, então, você vai começar a usar apenas uma refeição na semana para comer tudo o que tem vontade. 
  • Goste do seu novo estilo de vida: Acho que o principal para a perda de peso é o tempo, pois eu vejo que todas elas funcionam. O problema é que muitas pessoas encaram uma dieta como algo ruim, difícil de seguir. Você precisa encará-la de outra forma, se você conseguir adaptar uma dieta dentro do que gosta vai ser mais fácil de realizar. E, com o tempo você acostuma. 
  • Devagar e sempre: A ansiedade da perda de peso também é muito ruim. As pessoas costumam pegar o caminho mais rápido e não conseguem manter por muito tempo. Não tenha pressa, vá com calma, alimente-se bem e não deixe de praticar um esporte.

Confira outras entrevistas como essa e se inspire! Clique aqui para ler.

O que você achou do emagrecimento do Guilherme? Comente aqui embaixo!

Um comentário: