terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Imunidade baixa: conheça os sinais e saiba como aumentar as defesas do organismo

Febre com calafrios de tempos em tempos. Vive com gripe, com dores no corpo. Tem sempre tosse com catarro. Sempre sente dor de garganta na hora de dormir. Se você se identificou com essa lista de sintomas, saiba que você pode ter imunidade baixa. 

Pode ser uma boa fazer um exame de sangue para ter certeza. Em termos clínicos, ter imunidade baixa significa que você tem poucas células de defesa no seu sangue. Essas células são chamadas de leucócitos, que significa "glóbulos brancos". Se o número dessas células estiver abaixo do parâmetro indicado no exame de sangue, o médico deverá tentar encontrar um diagnóstico.

Doenças autoimunes, como o HIV, podem resultar em imunidade baixa. Na maioria dos casos, porém, o motivo dos leucócitos estarem abaixo do normal tem a ver com o estilo de vida. Por exemplo, fatores como sedentarismo, alimentação rica em gordura, tabagismo, uso excessivo de álcool, entre outros, podem causar uma diminuição nas defesas. É por isso que uma dieta detox e a prática de exercícios físicos pode fazer um tremendo bem a todo o corpo.

Continue a ler para conferir uma receita que vai aumentar suas defesas imunológicas.

Suco para aumentar as defesas e sua vitalidade
Vitaminas e minerais ajudam seu sistema imunológico
Essa receita é rica em nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Para a melhor absorção deles, recomenda-se preparar o suco assim que acordar e tomá-lo imediatamente. A absorção é melhor com o estômago vazio. Então, vamos lá, anote a receita, vá ao supermercado e comece a aumentar sua resistência!

Ingredientes

  • 5 folhas de espinafre
  • 1 dente de alho
  • 1 pepino japonês
  • 2 colheres de sopa de amoras
  • 1 punhado de salsa crespa
  • 1 maçã vermelha
  • 2 cenouras
  • 1 talo de aipo
  • 2 folhas de couve


  • Modo de preparo
    Passar tudo na centrífuga.

    Entenda os benefícios em combinar esses alimentos
    A couve, usada nesse suco, é rica em vitamina A. 100 gramas da folha já te fornecerá mais de 5 vezes vitamina A do que você precisa em uma dia todo. E a vitamina A aumenta a eficiência dos leucócitos, fazendo com que essas células passem a combater os vírus, bactérias e outros micro-organismos com muito mais eficiência.

    A salsa, por sua vez, tem bastante magnésio, mineral que tem efeito regulador no sistema imunológico. O espinafre é uma boa fonte de vitamina C, que é um estimulante do sistema imunológico. Não é mito: a vitamina C aumenta o número dos leucócitos e é excelente para aumentar as defesas.

    Estudos demonstram que uma deficiência de vitamina B6 pode encolher o timo, que é um órgão essencial para o sistema imunológico. O dente de alho é uma boa fonte de vitamina B6: 100 gramas tem aproximadamente 100% da dose diária.

    Cuidado
    Lembre-se que, para melhorar sua qualidade de vida, não basta apenas misturar ingredientes num liquidificador e tomá-los. Sua dieta também deve conter bastante proteínas, que são essenciais para a saúde imunológica; você deve procurar se livrar do excesso de álcool e cigarros, além de praticar mais exercícios físicos.

    É importante notar que, se você só come vegetais, é provável que você tem deficiência em vitamina B12. Ela é mais encontrada em carnes. A vitamina B12 é essencial para a divisão das células e sua deficiência pode causar imunidade baixa e até mesmo anemia. Então, inclua também carnes em sua dieta ou use um suplemento de vitamina B12.

    Um comentário:

    1. dietas que faxem perder peso rapidamente sao careciais ou pela quantidade insuficiente de alimentos ou a carência vem por falta de qualidade e diversidade do que comemos.

      ResponderExcluir