sábado, 14 de março de 2015

Fuja dessas marcas! Confira as barras de proteína / cereal / semente que você deve evitar

Aqui, você conferiu quais são as melhores opções entre as marcas de barrinhas de proteína, cereal e sementes. Agora, você vai ver quais as que você deve evitar.

Não vale a pena
Barra de proteína VO2, da Integral Médica
Calorias: 110 calorias
Veredito: passe longe.


À primeira vista, a barra de proteína VO2 é uma maravilha para quem pratica musculação e tenta aumentar o consumo de proteínas. Uma única barra fornece 10g de proteína, ou 13% das suas necessidades diárias. Outro ponto forte é que a VO2 é enriquecida com vitaminas e minerais; o que é muito importante para quem pratica exercícios físicos intensos. Os atletas e atletas amadores são mais vulneráveis a apresentar certas deficiências nutricionais.

E, olhem só: apenas 9g de carboidratos! Só 3% das necessidades diárias. Muito bom, não é, para quem quer reduzir a quantidade de açúcares? Não. A Integral Médica utiliza um “truque” aqui: entope a barra de um adoçante artificial, o xarope de frutose. Trata-se de um aditivo presente em bebidas, doces e outros. A indústria ama, porque é muito barato. E, como consequência, os produtos também ficam mais baratos.

O problema: o xarope de frutose é a principal causa de diabetes tipo 2 e obesidade no mundo. Apesar da boa composição em vitaminas e minerais, creio que os reconhecidos riscos associados ao xarope de frutose pesam muito mais.

Ao comprar a barra de proteína VO2, você está em comprando, na maior parte, xarope de glicose, pois ele é o principal constituinte da barra proteica da Integral Médica. Seria uma barra excelente se usasse maltodextrina ou uma fonte de açúcar natural.

Hershey’s Cereal Cookies’n’Creme
Veredito: não coma.
Calorias: 99 calorias


A Hershey’s Cereal na versão de Cookies’n’Creme se orgulha de ser “fonte de fibras”, em sua embalagem. Embora seja verdade, você precisaria comer 36 (!) barras de cereal da Hershey’s para atingir a marca de 25g de fibras, a quantidade diária necessária.

A barra de cereal também vem com 14% das suas necessidades diárias de gordura saturada em uma mera barra de 22g, junto de xarope de milho. Trata-se de um combo perigoso, que potencializa sua chance de desenvolver diabetes e problemas como infartos. Talvez essa seja a pior barra da lista: os principais ingredientes são açúcar, gordura vegetal e xarope de milho.

O xarope de glicose ou xarope de milho é um pesadelo para quem quer emagrecer. Estudos diversos mostram que ele eleva a gordura corporal, especialmente na cintura e barriga. Sem contar que o xarope de glicose ou xarope de milho também aumenta os triglicerídeos no sangue – o que contribui para diabetes, pressão alta e câncer, elevando o risco para infartos.


Hershey’s Cereal Morango
Veredito: melhor que a opção de Cookies’n’Creme, mas...
Calorias: 79 calorias
Decidi separar os dois produtos da Hershey's porque eles são bem diferentes em composição.

A versão morango é realmente rica em fibras: traz 15% das suas necessidades diárias. Tem menos gordura saturada, menos calorias... Mas o xarope de milho e o açúcar ainda estão lá, com todos os seus riscos para a saúde. Há opções muito melhores no mercado.

A Hershey's deveria ficar só nas barras de chocolate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário