terça-feira, 24 de março de 2015

Prato do leitor 002: o café da manhã de Jaciara Souza

Clique aqui para conferir o projeto "Você Está Pronta Para Perder?", que lhe ajudará a emagrecer com saúde!

Já falamos no primeiro Prato do Leitor (clique aqui para ler) a respeito da importância do café da manhã. E reforçamos a mensagem com esse bonito café da manhã da Jaciara Souza, leitora do Detox de Juazeiro (BA). 

Antes de comentar o prato dela, aqui estão alguns motivos para você nunca pular o café da manhã. Ou nunca apenas comer um pãozinho francês com manteiga e um café. Não tenha medo de se fartar no café da manhã (de modo saudável, claro):

Importância do café da manhã: porque pulá-lo pode ser prejudicial
  • Numa pesquisa gigantesca de Harvard, que acompanhou por 16 anos mais de 25.000 homens americanos, a conclusão foi a seguinte: aqueles que não faziam café da manhã tinham 27% a mais de chances de ter doenças do coração
  • O café da manhã aumenta a memória
  • Consumir um café da manhã rico em fibras e pobre em carboidratos te deixará sentindo mais energia ao longo do dia
  • O desjejum irá melhorar o seu humor, fazendo você sentir menos cansaço e irritação
  • Emagrece. Sim: uma pesquisa mostrou que aqueles que comiam cereais (tanto integral quanto não integral) perdiam mais peso do que aqueles que pulavam o café da manhã.

A tapioca no café da manhã

A tapioca pode ser um excelente substituto para o pão. Típica do nordeste brasileiro, a tapioca anda caindo no gosto de todo o país, principalmente pelos seus benefícios. 

Por ser feita com fécula de mandioca, a tapioca é livre de glúten. Isso é excelente, pois uma das proteínas do glúten favorecem o aumento da gordura abdominal.

A da Jaciara tem como recheio o creme ricota, ideal para ser incluso em receitas doces. Ele é baixo em sódio, o que é boa notícia para quem sofre com inchaços.

Uma dica é incluir a chia no recheio. Suas fibras aumentam a saciedade e ajudam a evitar um pico de insulina logo de manhã. Com ela, o açúcar da tapioca vai sendo liberado mais gradualmente no corpo.

Como fazer a tapioca?

A Jaciara explica: "Você vai usar 1 xícara de chá de fécula de mandioca, uma pitada de sal e água suficiente para umedecer a massa. Depois, é só passar numa peneira. E leve ao fogo em uma frigideira. O recheio é de 1 colher de sobremesa de creme de ricota.

Mamão

Já o mamão tem muitos benefícios para a saúde. Ele é fonte de vitaminas e minerais, que melhoram a imunidade e a pele. Forma um excelente par com a tapioca, pois as fibras do mamão evitam que haja uma elevação muito rápida do açúcar no sangue. Sem contar que essas fibras manterão a saciedade por mais tempo.

Leite e canela
Para quem não tem intolerância à lactose, o leite é uma excelente opção logo de manhã. 

Extremamente nutritivo, ele é rico em vitaminas e minerais. Além disso, o leite é uma boa fonte de proteínas e carboidratos. Mas: desnatado ou integral? Qual o melhor? As vitaminas do leite são mais solúveis em gorduras. Lembre-se que um copo de leite integral não irá sabotar sua dieta. Mas, caso haja preocupação com o teor de gordura, prefira o leite semi-desnatado. O leite desnatado perde muito dos benefícios da bebida.

A canela ajuda a reduzir a fadiga e é excelente para o ânimo. É também rica em fibras, que aumentam a saciedade. Polvilhar a canela no leite é uma maneira inteligente de adoçar a bebida - é bem melhor que adoçantes ou açúcar.


Para enviar o seu, mande um email para mp40037@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário