quarta-feira, 25 de março de 2015

Prato do leitor 003: cozinheira Rosana Mello explica como preparar um almoço saudável


O que você come no almoço? Saiba que ter um almoço saudável é muito importante. Para muitos, o almoço é a principal refeição do dia.

E eles estão certos: o almoço controla todo o restante do nosso dia. Se comer muito carboidrato no almoço, você poderá sofrer depois com um sono insuportável. Se comer poucas fibras, você poderá sentir a fome te incomodando logo depois.

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Então surge a pergunta: o que comer no almoço para que eu possa emagrecer? Para montar um prato legal, a recomendação é incluir sempre alimentos desses três tipos:
  • Energéticos: são fontes de carboidratos, como massas e cereais (arroz, quinoa...) e fornecem energia. Prefira incluir o cereal e em especial os integrais. Eles contém mais fibras e elas fazem com que o açúcar seja liberado no sangue lentamente. Isso evita que o hormônio insulina "dispare", o que, em vez de energia, resultará naquela sonolência da tarde.
  • Construtores: são, especialmente, as carnes, como peixe, frango e bife. Prefira as carnes magras, isto é, com pouca gordura. Elas são essenciais por fornecerem proteína, composto importante para os ossos, músculos e para o funcionamento geral do corpo.
  • Funcionais: são os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. São os vegetais. É importante incluir verduras e legumes. Além de ajudar na saciedade, eles são grandes fornecedores dos micronutrientes que auxiliam a sua saúde em geral.
Confira o exemplo da nossa leitora, Rosana Mello. Cozinheira, a Rosana explica em detalhes como que ela preparou esse prato saudável:


Aqui tem: sardinhas no forno, arroz de tomate, salada e purê de abóbora

Por Rosana Mello
Sardinhas no forno com o mínimo de gordura: para prepará-las, é fácil. Fica mais gostoso temperar com sal, limão e pimenta. Depois, passe as sardinhas no fubá e leve ao forno em uma forma forrada com papel alumínio.

Arroz de tomate: refogue o arroz com um pouco de azeite, alho, cebola com louro e tomate sem pele. Acrescente água o suficiente para que fique "malandrinho" (úmido).

Salada: pode cozer ligeiramente, para deixar crocante. Tempere com uma colher de limão misturando com meia colher de mostarda. Sal (de preferência, pouco).

Purê de abóbora: faça um refogado com cebola, alho, sal, pimenta e abóbora. Use meia colher de manteiga magra. Deixe cozer até desfazer. Vá acrescentando água. Por último, deixe secar bem e vá desfazendo a abóbora até ficar em ponto de purê. 

E bom apetite!

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