sábado, 14 de março de 2015

Qual é a barrinha certa para você? Analisei diferentes marcas.

Saiba quais são as melhores opções de barras energéticas - e quando usá-las
A barra de Mixed Nuts da Agtal foi uma das analisadas
Não é novidade que, numa dieta ideal, se alimentar de “comida de verdade” é muito melhor que consumir as barrinhas de cereal ou de proteína.

Todo mundo sabe disso, mas, mesmo assim, há vários motivos para que as barras sejam um sucesso. Elas são práticas e convenientes, o que as tornam um bom produto para o dia-a-dia corrido. Sem contar que muitas são gostosas.

Mas com tantas marcas nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas, qual é a melhor opção? Isso depende. Na próxima vez que você for às compras, considere para qual ocasião você quer comer a barra de cereal ou de proteína? É para dar um gás nos seus treinos da academia? É para comer depois de se exercitar? É para matar a fome entre as refeições?

Para ajudar você a tomar a decisão correta, pesquisei diferentes marcas de barras de proteína e de cereal. Nem todas são saudáveis - apenas alguma "passaram" numa análise rigorosa. Continue a leitura para conferir quais são as melhores opções e a hora certa de consumi-las:

Vale a pena
Barra de proteína ProBar NeoNutri
Veredito: vá em frente e coma no pós-treino
Calorias: 196 calorias

Informações nutricionais da ProBar
A barra de proteína ProBar, da NeoNutri é muito boa para quem pratica musculação. São 16g de proteína e a fonte delas é o Whey Protein. O Whey, associado à musculação, favorece o crescimento muscular.

A ProBar ainda vem com 23g de carboidrato. Depois do exercício físico intenso, as reservas de carboidrato de seu músculo diminuem. Repor tal carboidrato evita a perda muscular.

Melhor ainda: a ProBar vem enriquecida com vitaminas e minerais que funcionam como uma equipe. Por exemplo, tem vitamina E, um antioxidante poderoso; e também tem selênio, que potencializa os efeitos da vitamina E. Também tem zinco e vitamina C – ambos estimulam a imunidade. Esses antioxidantes são muito importantes, pois o exercício físico intenso favorece a formação de radicais livres. Consumi-los no pós-treino é uma escolha inteligente.

Barra de frutas Supino Light (banana)


Veredito: boa opção para antes de um exercício físico para quem não está controlando tanto o consumo de gorduras
Calorias: 84 calorias

“Light” pode ser sinônimo de poucas calorias. De fato, a Supino Light de banana tem só 84 calorias.

O problema é que boa parte dessas calorias vem de gordura (e, em geral, o público que busca uma barra light quer diminuir o consumo delas!). Há 1,7g de gordura saturada (8% das necessidades diárias). Se isso é um problema para você, prefira a barra de frutas biO2 Fruits.

Se você vai para uma academia e está de jejum há horas; ou então sente que precisa de uma energia durante o seu exercício, pegue uma barra de frutas Supino Light. Ela vem com maltodextrina, um açúcar sintético que é absorvido muito mais rapidamente que outros carboidratos – garantindo uma fonte de energia rápida.

Barra de frutas biO2 Fruits, da BioÉ Orgânicos

Veredito: a biO2 Fruits é de alta qualidade e é excelente para o café-da-manhã
Calorias: 89 calorias

Informações nutricionais da biO2 Fruits
A empresa BioÉ Orgânicos parece ser compromissada com a qualidade dos produtos e se orgulha de ser 100% natural. E isso é muito bom: ela é formulada com ingredientes cujo nome você consegue pronunciar, como banana, abacaxi, entre outros. Não há conservantes ou aromatizantes.

A biO2 de abacaxi, por exemplo, tem apenas 0,5g de gordura saturada (2% das necessidades diárias). Oferece carboidratos de fontes naturais, sendo uma boa forma de começar o dia. Destaque também para a fórmula enriquecida com vitaminas e minerais.

Composição excelente, açúcar natural, da fruta. Creio que seja a melhor marca para quem busca um lanche saudável e quer emagrecer.

Também tem a opção de barra de sementes, a biO2 7 Nuts (mais saudável que a barra de sementes da Agtal). Clique aqui para conferir, no site.

Nesfit mix de nuts e Nesfit banana, aveia e mel, da Nestlé


Veredito: bom, mas há opções melhores.
Calorias: 68 calorias na opção banana, aveia e mel; 76 calorias na opção Mix de Nuts. 

Esta barra possui 2,9g de fibras em apenas 20g – uma quantidade até maior que muitas outras opções no mercado. As fibras são excelentes para provocar saciedade e evitar ataques de fome. Também contribuem para as funções do intestino.

E a opção Nesfit Mix de Nuts traz amendoim, castanha-do-caju, avelã e amêndoas, alimentos que fazem muito bem à saúde do coração, além de fornecerem vitaminas e minerais naturalmente.

O único problema é que a quantidade de xarope de glicose é um pouco alta em ambas as barras. Ainda assim, não é o ingrediente em maior quantidade.

Há opções melhores.

Barra de Mixed Nuts da Agtal


Veredito: deliciosa, bom para matar a fome entre refeições
Calorias: 143 calorias

Essa barra da Agtal é muito gostosa. Vem com amendoim, castanha de caju, castanha do Pará e amêndoa. Os ingredientes naturais protegem a saúde do coração e das artérias, pois são fontes de gorduras insaturadas. Eles também fornecem muitas vitaminas e minerais, naturalmente. O xarope de glicose, usado para dar "liga" em barras desse tipo, está lá, mas em menor quantidade.

A Mixed Nuts da Agtal é excelente para matar sua fome. Apenas não exagere: ela é rica em gorduras (mas, em sua maior parte, são insaturadas, que são gorduras do bem).

Uma opção mais saudável é a barra de sementes biO2.

Quer saber quais são as marcas que podem até mesmo prejudicar a sua saúde? Então clique aqui para ler a segunda parte do artigo.

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