quinta-feira, 5 de março de 2015

Suplementos: como eu resolvi as minhas dores nas articulações

Dor na articulação. Seja dor nos punhos, dor nos cotovelos ou dor nos tornozelos, elas são todas terríveis para quem gosta de praticar exercício físico. As inflamações às articulações são causadas por sobrecargas, como exercícios de alto impacto ou excesso de peso.


Eu sou um fã de corridas e, em especial, as de longa distância. E, infelizmente, a minha paixão acabou me traindo com lesões nos joelhos. Se um corredor te falar que está sentindo dor, você tem grandes chances de acertar o local de arriscar que é no joelho ou no tornozelo!

Muitas vezes eu passava um tempão sem correr – semanas. Mas, querendo voltar logo ao mesmo pique de antes, já fazia 10km ou 12km de uma só vez. Nada pior. Não cometam o mesmo erro que eu: vão com calma nos exercícios e, assim, você dará a chance de o seu corpo se acostumar.

Como prevenir dores nas articulações?
Quando se fala em prevenção das dores na articulação do joelho e do calcanhar, outros fatores importantes é a escolha de um tênis com amortecimento adequado (e nada de tênis velhos!). E, para qualquer outro exercício, tem que haver postura e execução correta (não tenha medo de pedir ajuda aos profissionais da sua academia)


O que é bom para dor na articulação?
Suplemento da Kirkland Signature, de
glucosamina e condroitina
Mas, agora que o problema já está feito, tem uma maneira excelente para lidar com as articulações inflamadas. É a glicosamina (ou glucosamina) e condroitina, que são encontradas em suplementos alimentares ou mesmo em remédios para osteoartrite (por exemplo, Artrolive).

Não se assuste por elas estarem presentes em um “remédio”. São duas substâncias que ocorrem naturalmente nas articulações, na cartilagem e no líquido sinovial (nosso sistema de amortecimento). Há contraindicação, porém, para lactantes e para quem faz uso de anticoagulantes.

O suplemento que eu tenho, com 220 tabletes, foi importado e acabou saindo bem mais em conta que comprar por aqui. O legal dessa combinação de condroitina e glucosamina é que, além de prevenir novas dores, elas já ajudam a aliviar as existentes. É o mesmo que tomar anti-inflamatórios a base paracetamol, ibuprofeno e outros... Mas é bem mais seguro. E, enquanto esses medicamentos anti-inflamatórios conferem alívio imediato, a associação de glucosamina e condroitina trazem melhoras que duram.

Quais são os benefícios dos suplementos de glucosamina e condroitina?
Os benefícios dos suplementos de glucosamina e condroitina são:

A glucosamina constitui a cartilagem, o líquido sinovial e outros tecidos conjuntivos que formam nossas articulações. Ao suplementar, você irá fabricar mais líquido sinovial e reforçará a cartilagem. Isso diminui a tensão, a rigidez e a dor na articulação.

Já a condrotina transporta líquidos para o tecido que constitui a articulação, protegendo e tornando a cartilagem mais flexível.
Ambas têm efeitos anti-inflamatórios.

Recomenda-se utilizar uma associação de condroitina e glucosamina por um mês, pelo menos e, no máximo, três meses; em casos de dor nas articulações. Converse, antes, com seu médico, para que sua dor seja diagnosticada corretamente. Há várias doenças que podem estar por trás das dores articulares, e portanto, vale a pena descobrir o motivo certo.


Estudos comprovando a eficácia:
(Há estudos que, porém, dizem que a associação das duas substâncias não é eficaz. Tal contradição pode ser desestimulante. No entanto, grande parte das evidências anedóticas que eu li relatam melhoras nas dores de articulação após a suplementação com glucosamina e condrotina. Eu mesmo posso afirmar que minhas dores no joelho melhoraram muito com o suplemento).

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25589511

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25644053
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25629804

Um comentário:

  1. Vou falar pra você que por anos eu tive problemas com isso. Até uma amiga comentar que tinha tenis especificos pra cada tipo de pisada. Meu pé é torto pra dentro, então sempre dá muita carga em cima dos dedinhos de fora. Bolhas, além de eu ser mais suscetível a tombos! Tudo mudou depois de adquirir o tenis certo.

    ResponderExcluir