sexta-feira, 13 de março de 2015

TOP 10: comidas para um cabelo mais bonito e mais forte

Selecionei os alimentos detox que irão deixar seu cabelo mais vibrante e firme. Confira

O quanto você gasta com os seus cabelos? Salões de beleza, tratamentos químicos, cremes importados, chapinhas, secadores... A lista pode ir longe. Mas é possível diminuir muitos desses gastos se você ficar de olho no que come.

Diferente da pele, que já começa a reclamar assim que você come besteiras, pode levar um tempo para você notar os sinais da má alimentação no seu cabelo. Mas eles virão.  Assim como todas as partes do seu corpo, as células que mantém seu cabelo forte, vibrante e bonito dependem de uma dieta balanceada.

A boa notícia é que, incluindo alguns alimentos, seu cabelo poderá crescer muito mais bonito. Comece já na próxima refeição!



1. Morangos
É uma fonte de vitamina C (cerca de 60mg dessa vitamina a cada 100g de morango). A vitamina C é crítica para a boa circulação sanguínea, dando suporte aos pequenos vasos que alimentos os folículos pilosos. Pouca vitamina C pode levar à queda do cabelo. Kiwi e laranja são algumas outras opções para conseguir bastante vitamina C.

2. Salmão
Rico em proteínas e vitamina D, que são críticas para a saúde dos cabelos, o que impressiona mesmo nesse peixe de águas salgadas é a quantidade de ômega 3. 

Seu corpo não fabrica ômega 3, mas precisa dele para a saúde do cabelo. 3% do seu cabelo é formado por ácidos graxos de ômega 3. O ômega 3 pode até mesmo diminuir problemas com a queda dos cabelos. 

3. Ostras
Os cientistas ainda não decidiram se a ostra é mesmo afrodisíaca ou não. Polêmicas à parte, uma coisa é certa: as ostras são campeãs entre todos os alimentos quando o assunto é zinco. Uma única ostra fornece quase que 5 vezes mais de todo o zinco que você precisa em um dia!

E o que isso tem a ver com a saúde do cabelo? A falta de zinco pode deixar os fios mais frágeis e quebradiços. Uma deficiência em zinco pode ser tão séria que não sobra nem pros fios de cabelo das pálpebras! Além disso, os ostras fornecem muita proteína. E seus cabelos são formados, em 97%, por proteínas. Sem elas, não dá para os fios crescerem.

4. Nozes
As nozes são maravilhosas. Incluí-las na dieta traz uma lista de benefícios quase milagrosos. Pele mais limpa, cabelo mais saudável, ossos mais fortes e até mesmo melhoras na visão são algumas das promessas das nozes.

As nozes são ricas em vitamina E e biotina, que formam um escudo no cabelo, protegendo-os do sol. Assim, as nozes previnem que o DNA do cabelo sofra danos. Além de conter ômega-3, que previne a queda dos cabelos, as nozes também contém cobre. O cobre mantém a cor do cabelo viva e brilhante.

5. Batata doce
As batatas doce são cheias de beta-caroteno, um antioxidante que previne o envelhecimento celular. No corpo, o beta-caroteno se transforma em vitamina A, que é essencial para todo o corpo, inclusive para o cabelo. Outra boa opção é a cenoura.

6. Ovos
Uma excelente fonte de proteínas, os ovos são ricos em minerais como zinco, ferro e selênio. O ferro é essencial para a boa oxigenação das células do corpo. A falta de ferro, como você deve saber, pode levar à anemia, uma das maiores causas para queda de cabelo.

7. Espinafre
Essas folhas verdes estão lotadas de antioxidantes e de minerais. Mas, em especial, o espinafre tem luteína, que protege os cabelos, peles e olhos do excesso de radiação ultravioleta. Também tem ômega-3, biotina e proteínas, que são essenciais para a saúde dos cabelos.

8. Chocolate amargo (mais de 70% cacau)
Ao contrário do mito popular, o chocolate não causa espinha. Mas o chocolate que é bastante saudável mesmo é aquele amargo, com mais de 70% de cacau.  Eles são ricos em compostos antioxidantes chamados de flavonoides, que aumentam a absorção de vitamina C e contribuem para a saúde dos cabelos e das unhas.

9. Iogurte grego
Esse tipo de iogurte é rico em vitamina B5. A vitamina B5 é comum em
muitos produtos voltados para a saúde do cabelo. A fama não é à toa: essa vitamina é essencial para que possamos criar as proteínas que farão parte do folículo capilar.

A vitamina B5, assim, aumenta o crescimento dos fios. A vitamina B5 também combate o ressecamento, aumentando a hidratação dos cabelos.

10. Lentilha
A lentilha também é rica em vitamina B5, que fortifica e dá brilho aos cabelos.

Lembre-se que há outros fatores que influenciam a saúde do cabelo, além da alimentação. Alguns deles são o tabagismo, problemas hormonais e deficiência de sono. É recomendável evitar açúcar, café e álcool para manter os cabelos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário