segunda-feira, 6 de abril de 2015

Como fazer um detox depois do feriado: plano de 5 dias

Jacou no feriadão e agora tem que aguentar a consciência pesada? Esse é o detox para você.

Esse foi você durante a Páscoa?

E a melhor notícia? Uma dieta detox eficaz não precisa ser longa e nem radical.

Não há nenhuma evidência científica de que o corpo necessite de um “detox”, mas, ainda assim, ele é uma oportunidade para manter o foco, ingerir mais alimentos funcionais e te ajudar a sempre fazer escolhas saudáveis na hora da alimentação. Uma dieta detox também pode resultar na perda de alguns quilos, o que é uma motivação para seguir em frente.

Numa dieta detox eficaz, deve-se começar cortando comidas industrializadas e substâncias como a cafeína e o álcool por alguns dias ou durante uma semana. Algumas vezes, apenas isso é suficiente para manter seu corpo revigorado, mais leve e cheio de energia. Isso porque seu corpo se torna mais eficaz em eliminar o excesso de fluidos que podem acumular quando muito sal e gordura são ingeridos diariamente.

Comece agora
Esqueça os industrializados
O primeiro passo para fazer um detox de sucesso é ficar bem hidratado. Beba de dois a três litros de água, além de chás de erva. Isso irá hidratar as suas células e ajudar o trato digestivo. Após um ou dois dias com essa rotina, mantendo bons níveis de hidratação, você notará que sua pele e seus olhos ganharam uma cor mais viva e que você está menos inchada.
 
Frutas e vegetais frescos são a ordem durante o detox
Depois, é preciso encher sua dieta de muitas frutas e vegetais frescos. Coma saladas no almoço e no jantar – pode ser uma sopa milagrosa, quetambém funciona, na hora da refeição (clique aqui para ver a receita). Sucos (clique aqui para ver nossas receitas) de frutas também são excelentes para fornecer mais vitaminas e minerais.

Para conseguir mais fibras, você pode adicionar farinhas de linhaça ou aveia em seus sucos e nas suas saladas. A quinoa também é uma boa opção nas refeições. Proteínas magras, como peixes e frangos, devem ser incluídos para você consumir nutrientes essenciais.
Peixes como atum e salmão valem a pena em jantares e almoços, assim como frango grelhado – são carnes magras. Entre as principais refeições, inclua lanches com frutas e oleaginosas, que são comidas nutritivas e de  fácil digestão.

Dietas detox são muito saudáveis. Porém, elas eliminam cereais, manteigas, pães, laticínios, macarrão e arroz. Por isso, não vale a pena seguir dietas detox estritas por mais de uma semana, porque elas são geralmente muito pobres em calorias.

Cinco dicas de detox
  • Limpe seu armário: livre-se dos lanches industrializados, como biscoitos recheados, batatas e outros salgados.
  • Encha a geladeira de frutas e verduras frescos, que durem três ou quatro dias.
  • Prepare uma sopa milagrosa nutritiva, para experimentar no almoço ou jantar.
  • Prepare seus lanches de antemão, incluindo sempre frutas e oleaginosas no cardápio.
  • Experimente essa rotina por de três a cinco dias, para evitar sentir muita fome. Concentre-se em comer bem e em fazer exercícios leves durante essa dieta.

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