quinta-feira, 7 de maio de 2015

A fibra de trigo da Cláudia Gamarra

Aprenda a usar a fibra de trigo para emagrecer. Mas lembre-se: ela não faz milagres!

Cláudia Gamarra Catanni é uma vitoriosa. Foi em janeiro deste ano que eu a conheci e, muito solícita, ela topou fazer uma entrevista para o blog (clique para ler). Naquela época, a Cláudia já tinha perdido 47 kg: um resultado impressionante, que foi obtido inclusive com a ajuda do guia "Você Está Pronta Para Perder", do Douglas Venturin (clique aqui para conferir).

Como que uma mulher obesa - com 130 kg - simplesmente pode ter deixado a casa dos três dígitos e ido para 83 kg (hoje com 77 kg)? Mágica? Cirurgia bariátrica? Sibutramina? Não. Não houve milagres no percurso da Cláudia. Houve, sim, uma incrível dedicação para mudar os hábitos ruins que ela cultivou durante a vida toda. Algo que é muito difícil de consegue.

A Cláudia foi corajosa: ela se agarrou ao seu foco de emagrecer e nem por um segundo voltou atrás. Era comedora compulsiva, mas treinou o paladar para apreciar mais brócolis, frutas e alimentos naturais. Até que ela conseguiu se reeducar.

Cláudia Cattani era sedentária - e as suas articulações sustentavam um corpo obeso - mas mesmo assim ela tirou forças para ir lá, todos os dias, caminhar. Empurrava o carrinho da filha pequena, Manu, porque essa era a única forma de cuidar da filha e se exercitar ao mesmo tempo.



A capa da Sou Mais Eu

E, esta semana, chega às bancas brasileiras a revista Sou Mais Eu, da editora Abril. Cláudia aparece, radiante, na capa, com 53 kg eliminados. A revista tem tiragem de quase 100 mil pessoas e isso só comprova o sucesso do emagrecimento com saúde da Cláudia. 

A capa da Sou Mais Eu é feita para chamar atenção. Ela diz que a Cláudia emagreceu com a fibra de trigo. E, oras, isso não deixa de ser verdade! A Cláudia emagreceu com a fibra de trigo, mas também com o pão integral, com a semente de chia e eu posso ficar aqui horas citando dezenas de outros alimentos. A combinação deles com exercícios físicos e força de vontade resultou em emagrecimento bem sucedido. 

A fibra de trigo foi só uma das variáveis que ajudou a Cláudia. É que a tal fibra dá uma saciedade danada - o que é ótimo para quem tem compulsões alimentares. Então, é claro: a fibra foi uma aliada importante. E a revista coloca os holofotes na tal fibra para estimular a curiosidade. Afinal, todas as semanas, você tem nas capas da Sou Mais Eu pessoas com a mesma história: elas emagreceram com reeducação e atividades físicas. É preciso apontar o diferencial.

Focar num alimento específico é uma estratégia puramente editorial para atrair o leitor de volta à revista. A Cláudia - nem qualquer outro entrevistado da Sou Mais Eu - pode fazer algo a respeito.

Mas mesmo o leitor mais ingênuo sabe que a Cláudia não passou os últimos 17 meses comendo apenas fibra de trigo! Afinal, basta acompanhar a história dela aqui no blog ou no texto da Célia Aguiar da Sou Mais Eu.

Só que, aproveitando o assunto, que tal conhecer um bocado sobre a fibra de trigo?

A fibra de trigo não é milagrosa
Fibra de trigo Jasmine
Sim, não tem milagre. Mas não tem discussão em dizer que, como auxiliadora do emagrecimento, a fibra de trigo é muito bem-vinda. Também chamada de farelo de trigo, 2 colheres de sopa dela te oferecem a mesma quantidade de fibras que um pão integral. 

A fibra tira a fome: as fibras aumentam o bolo alimentar no estômago, o que causa uma sensação de satisfação. Como também tem certa quantidade de proteína, que demora a ser digerida, a fibra aumenta ainda mais a saciedade.

A fibra de trigo acaba com a prisão de ventre: essas fibras (quando acompanhadas de muita água), auxiliam nos movimentos intestinais, o que reduz a prisão de ventre. Isso também  é boa notícia, porque um intestino que funciona eficientemente favorece o metabolismo e, com isso, o emagrecimento. 

A fibra de trigo reduz o colesterol: mais um excelente benefício para a saúde é que elas diminuem a absorção de gordura e colesterol no intestino, aumentando a eliminação destes nas fezes.

Veja onde encontrar a fibra de trigo - e como usá-la
Fibra de trigo
O ideal é não extrapolar. 2 colheres de sopa oferecem cerca de 30 calorias. Só que é o excesso de fibras acaba sendo prejudicial. Portanto, comece ingerindo a fibra de trigo em quantidades pequenas. Se você tem intolerância à glúten, porém, não coma a fibra de trigo.

Você pode investir em pães integrais que contém farelo de trigo na composição ou então comprar a própria fibra de trigo no corredor de confeitaria dos supermercados. O preço costuma ir até 3 reais.

Você poderá misturar a fibra de trigo nos cereais, nas saladas, no iogurte e na hora de fazer sucos detox (clique aqui para algumas receitas e experimente acrescentar a fibra de trigo nelas!).

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