sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que emagrece mais: correr ou caminhar?

Entenda qual atividade física é a melhor para perder barriga



Corrida e caminhada são, sem dúvidas, as atividades físicas mais comuns entre aqueles que querem perder peso. 

Ambas não são muito difíceis de serem postas em prática: basta um bom par de tênis e saber como manter uma postura e movimentos adequados. Não requerem aparelhos para a prática. Correr ou caminhar não custa nenhum dinheiro.

Mas qual das duas atividades é a melhor para a saúde? Isso dependerá do seu objetivo!

Se o seu objetivo é perder peso, então lembre-se que os resultados tanto da caminhada quanto da corrida só aparecerão se você utilizar a reeducação alimentar como aliada. Para isso, experimente usar o guia "Você Está Pronta Para Perder", do Douglas Venturin, que irá te orientar completamente tanto na reeducação alimentar quanto na atividade física.

Mas então: o que ajuda mais a perder a barriga: corrida ou caminhada? Continue a leitura para descobrir a resposta. 


Correr ou caminhar: o que emagrece mais?

Os cientistas estão de olho nessa pergunta! E a resposta parece muito clara: a corrida é o exercício físico mais eficaz para emagrecer

Pesquisadores americanos fizeram um super acompanhamento que durou seis anos, com mais de 15.000 adeptos da caminhada e mais de 30.000 adeptos da corrida. Do início até o fim do estudo, aqueles que corriam estavam e se mantiveram mais magros do que aqueles que caminhavam. 

A diferença era ainda mais notável nos participantes de mais idade. Mesmo que eles não estivessem correndo muito, perdiam mais peso.

Caminhar muito é melhor do que correr pouco para perder peso?
Sabemos que correr gasta bem mais calorias, pois há maior esforço para os músculos, que demandarão mais energia na corrida. Mas, então, e se você gastar as mesmas calorias caminhando que gasta quando está correndo?

Mesmo que você caminhe muito, não terá os mesmos resultados do que se estivesse correndo (ainda que por menso tempo)! Aqui está o motivo.

Entenda por que correr é melhor para a perda de peso

  • A corrida tem um efeito melhor no sentido de reduzir o apetite. Estudos mostram que corredores sentem menos fome que aqueles que caminham (que acabam repondo mais do que gastaram na atividade!).
  • Os corredores tem maior nível de um hormônio chamado peptídeo YY, que é responsável por suprimir o apetite. Aqueles que apenas caminham tem menor nível desses hormônios. Corredores tendem a perder mais peso - mesmo percorrendo uma distância muito menor!
  • É muito mais fácil gastar energia correndo do que caminhando. Se você quer gastar a mesma energia caminhando, terá que andar cerca de o dobro que andaria correndo.
  • Os músculos do seu glúteo recebem uma boa ginástica natural durante a corrida. Isso poderá ajudar a ter um bumbum mais durinho - o que, no final das contas, aumenta a musculatura e gasta mais energia (mesmo em repouso). Esse efeito, porém, é muito reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário