sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nutricionista responde: o que comer à noite?

É uma dúvida de 9 entre 10 mulheres que estão fazendo dieta: o que comer à noite para não engordar? Posso comer carboidratos depois das 18 horas? Diante dessas dúvidas, buscamos a ajuda da nutricionista Nathália Palazzo, formada pela UNICAMP. A Nathália esclarece esse mistério que atormenta a vida de muitas:

Uma dúvida cruel: comer à noite engorda?
Olá, pessoal! Comer à noite é sempre um dilema, não é mesmo?!Alguns fazem praticamente um jejum rs Já outros afirmam que não se pode comer carboidrato após as 18h. 

Mas e aí, o que fazer?! É verdade que a nossa produção de insulina (hormônio que "tira" o açúcar do sangue) diminui ao anoitecer... E, por isso, não dá para exagerar neste horário! Mas equilibrando o cardápio do dia, dá para comer arroz e feijão a noite, se for de seu agrado. Mas pode ser uma sopa, um lanche natural com pão integral. Tudo depende também do seu objetivo! 

Emagrecer? Uma sugestão pode ser reduzir a quantidade de alimentos do jantar, porções menores se comparadas com o almoço! 

Hipertrofia? Precisamos de bastante energia e de alimentos de qualidade para aumentar nossa massa magra com o mínimo de gordura possível! E isso tudo serve para quem treina durante o dia! Para quem treina a noite, são casos diferentes! É preciso que haja carboidrato e proteína depois do treino, então precisamos jantar, nada de jejum! 

Mas lembrem-se, cada indivíduo é único e há inúmeras estratégias nutricionais que podem ser adotadas. Por isso, procure um profissional nutricionista sempre! Cito abaixo algumas sugestões, sempre com variedade, equilíbrio e considerando o objetivo pessoal: 

Opção 1: Filé de frango pizzaoilo (veja a receita clicando aqui), arroz integral e salada de folhas. Opção 2: Pão integral com patê de atum + salada. 
Opção 3: Sopa de abobrinha com alho poró e frango desfiado.

Você pode acompanhar a Nathália também no Instagram. Basta clicar aqui e conferir as dicas.

Manual do suco verde: confira 5 receitas

Sucos verdes: vale mesmo a pena?

Preparar o tal suco verde não tem mistério nenhum. Você precisará de uma fruta e um vegetal de cor verde-escura. Essas folhas, como agrião, couve, espinafre, rúcula e hortelã contém clorofila, um composto que exerce atividade antibacteriana e anti-inflamatória.

Assim, o suco verde é excelente para quem sofre de artrite, úlceras e dores de garganta. Como essas folhas são ricas em antioxidantes, o suco verde é um detox e também protege contra o envelhecimento precoce da pele. E sem contar que o tal suco é nutritivo: vem carregado com uma excelente combinação de vitaminas e minerais.

O suco verde ajuda a emagrecer?
Sim. Primeiro, porque o suco verde contribui para a saúde geral do corpo. Como é rico em vitaminas e minerais, ele pode corrigir deficiências nutricionais e, com isso, melhorar a sua saúde. E um corpo mais eficiente é capaz de emagrecer com mais facilidade.

Além disso, o suco verde tem fibras que contribuem para o melhor funcionamento intestinal (aumentando o metabolismo, com isso) e a sensação de saciedade.

Como você acrescentar gengibre, há também um aumento na queima de gordura ao longo do dia.

Qual é o sabor do suco verde? O suco verde é gostoso?
É normal olhar para o suco verde com uma desconfiança. Afinal, isso é uma "salada líquida"? Mas a verdade é que o suco verde pode ser muito gostoso se você acertar os ingredientes. Algumas combinações são infalíveis: o abacaxi com a hortelã, por exemplo, tem um sabor delicioso. Assim, vale a pena tentar várias receitas antes de desistir do suco verde.


CINCO RECEITAS DE SUCO VERDE

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Suco detox que combate a ansiedade


Preocupações financeiras, estresses no trabalho, chateações no relacionamento, dias longos e cansativos. Com nossa vida corrida, chega a ser natural que a gente se sinta ansioso e até mesmo tenha mais dificuldade para cair no sono. 

Se você sofre de ansiedade, esse suco desintoxicante pode ser uma saída natural para acalmar os nervos, aliviar a tensão e, assim, ajudar você a dormir melhor. Esse suco é doce e refrescante, além de ser um alívio para os insones.

Ingredientes
2 rodelas de abacaxi
2 fatias de melão
Folhas de hortelã a gosto
1 colher de sopa de linhaça
300mL de água

Modo de preparar
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe.

Por que funciona?
O melão é rico em potássio: um mineral que atua como vasodilatador. Isso reduz a pressão alta - que em geral é um fator de tensão, induzindo até mesmo a liberação do hormônio do estresse, o cortisol.

Alguns estudos também notaram que o hortelã alivia o estresse e ajuda a promover o sono - talvez por causa das melhoras no sistema imunológico que as folhas causam.
Rica em ômega-3, a linhaça ajuda a relaxar
O ômega 3, que está presente na linhaça, segundo especialistas, ajudam na cura de transtornos de ansiedade.

E, por fim, estresse também agrava a chamada Síndrome do Intestino Irritável, que causa dor de barriga e perda de apetite. As ações danosas dessa síndrome podem ser revertidas com a ajuda desse suco, que estimula a digestão e relaxa o trato gastrointestinal.

domingo, 12 de abril de 2015

Suco detox com mirtilo: poderoso antioxidante

A combinação de mirtilo, amora e framboesa num suco detox resulta em um potente antioxidante


As frutas vermelhas são grande aliadas da saúde. Nesta receita de suco detox, há a combinação de três delas: o mirtilo, a framboesa e a amora. Esse suco detox é bom para emagrecer porque, enquanto há o efeito de saciedade da linhaça (ou da quinoa), o gengibre auxilia no aumento da queima de gordura. A água de coco ajuda quem sofre de retenção de líquidos.

Ingredientes
Mirtilo, framboesa e amora - congelados da marca
De Marchi

10 unidades de mirtilo (blueberry) - marca usada: De Marchi
1 terço de polpa congelada de framboesa (raspberry) - marca usada: De Marchi
1 terço de polpa congelada de amora (blackberry) - marca usada: De Marchi
2 colheres de sopa de quinoa em flocos - marca usada: Jasmine - (ou 1 colher de farinha de linhaça)
1 rodela de gengibre
300mL de água de coco - marca usada: Kero Coco - (claro que pode ser natural).

Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador e não coar.

Benefícios da combinação
O mirtilo é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, que previnem o envelhecimento, além de melhorar a circulação do sangue. Já a framboesa é rica em ácido elágico, que é capaz de inibir ou deter células cancerígenas. A amora é excelente para a saúde cardiovascular, mantendo o risco de infartos bem longe.

É verdade que essas frutas não são tão acessíveis em quitandas e hortifrutis. Mas, em supermercados, você as encontra congeladas. Por exemplo, eu usei os da marca De Marchi. Não se preocupe: os nutrientes não são perdidos.

Quinoa Real Jasmine
Junto com essas frutas, use duas colheres de sopa de quinoa em flocos ou uma colher de sopa cheia de farinha de linhaça. Ambas tem fibras, que além de melhorar o funcionamento do intestino, fazem com que o açúcar das frutas seja liberado mais lentamente na corrente sanguínea. Isso ajuda na saciedade.

A água de coco ajuda na retenção de líquidos, por ser excelente fonte de potássio.

Por fim, uma rodela de gengibre auxilia no aumento do metabolismo. Você queimará mais calorias (e gordura), por causa do efeito termogênico dessa raiz.

Onde encontrar o mirtilo ou blueberry?

Poderoso antioxidante, o mirtilo ajuda a emagrecer. Mas encontrar o blueberry aqui no Brasil ainda não é fácil

Benefícios
Se você ainda não leu sobre os benefícios do mirtilo aqui no blog, então corre para acessar o artigo, clicando aqui. É difícil não se impressionar com a tal fruta milagrosa: ela está sempre entre os primeiros lugares no ranking de alimentos com mais antioxidantes. 

O nome pode ser estranho, mas o mirtilo é rico em compostos chamados de proantocianidinas. Eles ajudam o fígado e os rins a desintoxicarem o corpo. O mirtilo, além de ser detox, faz um bem danado para o cérebro, melhorando a memória. E, para fechar com chave de ouro, o mirtilo tem poucas calorias e promove a saciedade. Resultado: o mirtilo ajuda a emagrecer.

Onde encontrar
Se você nunca viu o mirtilo antes na sua vida e tem curiosidade para encontrar, a grande dica é comprar o mirtilo congelado. 

Como a fruta depende do clima frio, o mirtilo não vai estar tão cedo nas quitandas, sacolões e hortifrutis do Brasil todo. Se você mora no Rio Grande do Sul ou em São Paulo, é mais fácil encontrar a versão natural.

7 maravilhosos benefícios do mirtilo

O mirtilo, ou blueberry, é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes. Confira os benefícios incríveis.

Se você tem mirtilo em caso, indico esta receita de suco detox para você (clique).

O mirtilo só surgiu nos mercados brasileiros nos últimos anos. Mas a fruta não é novidade nenhuma na Europa e nos Estados Unidos, lugares de clima frio, onde a fruta é chamada de blueberry.

E já tem séculos que essa fruta é usada por suas propriedades medicinais. Mas só recentemente a ciência vem descobrindo a riqueza dos antioxidantes (que são excelentes para o detox do corpo) e substâncias bioativas presentes no mirtilo. Os próprios cientistas se surpreendem: o mirtilo é uma das comidas mais ricas em antioxidantes que existem!

Isso confere à frutinha uma lista de benefícios incríveis não só para quem quer emagrecer, mas também para os que buscam melhor qualidade de vida e desintoxicar o corpo. Separei alguns desses benefícios maravilhosos do mirtilo. Confira-os:

1.  Rejuvenesce: o mirtilo é rei no quesito antioxidante. E esses compostos antioxidantes são excelentes para desintoxicar o corpo, estimular a imunidade e reverter os perigos que os radicais livres e as toxinas causam no corpo.

Além de ajudar a dar um aspecto saudável e vivo à pele, o mirtilo combate o envelhecimento precoce. Isso é por causa das proantocianidinas, que também é um anti-inflamatório.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Receita de suco detox de abacaxi com kiwi


Essa receita é excelente para os dias mais quentes. Combina-se nesse suco água de coco, abacaxi e kiwi. E o resultado final é uma bebida com sabor levemente azedo, refrescante e muito saborosa. 

Detox de kiwi, abacaxi e hortelã
A combinação é nutritiva: fornece muita vitamina (principalmente a vitamina C); além de minerais, como potássio, cálcio e magnésio. Além disso, há no suco uma coleção vasta de antioxidantes que fazem um excelente detox no corpo.

Ingredientes
2 kiwis fatiados
2 fatias grossas de abacaxi
300mL de água de coco
Hortelã a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com gelo.

Dicas
O acréscimo de gengibre no suco de abacaxi com kiwi auxilia a acelerar o metabolismo. O gengibre tem gingerol - uma substância que tem ação termogênica e faz você queimar até 10% mais calorias ao longo do dia. Só não pode ser usado por gestantes, hipertensos e lactantes.

O abacaxi não deve ser consumido por quem tem problemas como gastrite ou úlceras.

O ideal é consumir o suco de abacaxi com kiwi pela manhã, em jejum, 30 minutos antes do café da manhã. Não coe (para não perder as fibras) e consuma na mesma hora que prepará-lo!

Confira os benefícios do suco
Suco detox de kiwi, abacaxi e hortelã
  • Todos os ingredientes água de coco, abacaxi e kiwi são ricos em potássio. E por que isso é bom? É que enquanto o sódio "prende" a água, o potássio tem justamente o efeito oposto. Então, pra quem sofre com retenção de líquidos, o suco de kiwi com abacaxi é um excelente diurético.
  • O kiwi é o rei da vitamina C: tem mais que a laranja; e o abacaxi também tem quantidades razoáveis. O resultado é que você irá dispor de mais energia e melhorará a imunidade.
  • Ricos em vitamina A, tanto o abacaxi quanto o kiwi auxiliam na melhora da visão.
  • Aqui tem poderosos antioxidantes: a vitamina C e a vitamina E, por exemplo. E o kiwi, por exemplo, está cheio de polifenóis, compostos que previnem doenças como a arteriosclerose, conhecida pelo acúmulo de gordura e endurecimento na parede das artérias. A hortelã também é rica em antioxidantes, alguns sendo investigados pela ciência por efeitos anticancerígenos.
  • O kiwi tem índice glicêmico elevado, de modo que você não precisa se preocupar tanto com o açúcar  das frutas nessa receita.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Receitas do leitor: intestino preso? Experimente esse shake de mamão

Muita gente sofre com a prisão de ventre ou constipação. O problema em geral vem acompanhado de cólica e muito desconforto. 

Há várias causas para o problema: e a mais comum causa da prisão de ventre é uma dieta  uma dieta pobre em fibras insolúveis - aquelas que estimulam o trânsito intestinal e colaboram para a formação do bolo fecal.

Nesse caso, o shake de mamão pode ajudar muito. A dica é da leitora Andrea da Silva, do Rio de Janeiro. "Ele não apenas ajuda o intestino a trabalhar muito melhor, como também desincha a barriga - deixando você 'fininha'. Mas, claro, deve ser associado a uma alimentação saudável e atividade física", ela explica.

Andrea da Silva usa mamão papaia. O nome papaia não é à toa: ele tem um composto chamado de papaína, que auxilia na digestão e melhora o trânsito intestinal. Já a linhaça é fonte de fibras insolúveis. Recomenda-se o consumo com muita água ao longo do dia. Casos mais graves necessitam de acompanhamento médico.

Receita
Ingredientes
Meio mamão papaia
200mL de leite semidesnatado
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 fio de mel

Modo de fazer
Bata no liquidificador e não coe.

Quer participar? Envie sua receita para o email mp40037@gmail.com
Confira outras receitas. Clique aqui!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Como fazer um detox depois do feriado: plano de 5 dias

Jacou no feriadão e agora tem que aguentar a consciência pesada? Esse é o detox para você.

Esse foi você durante a Páscoa?

E a melhor notícia? Uma dieta detox eficaz não precisa ser longa e nem radical.

Não há nenhuma evidência científica de que o corpo necessite de um “detox”, mas, ainda assim, ele é uma oportunidade para manter o foco, ingerir mais alimentos funcionais e te ajudar a sempre fazer escolhas saudáveis na hora da alimentação. Uma dieta detox também pode resultar na perda de alguns quilos, o que é uma motivação para seguir em frente.

Numa dieta detox eficaz, deve-se começar cortando comidas industrializadas e substâncias como a cafeína e o álcool por alguns dias ou durante uma semana. Algumas vezes, apenas isso é suficiente para manter seu corpo revigorado, mais leve e cheio de energia. Isso porque seu corpo se torna mais eficaz em eliminar o excesso de fluidos que podem acumular quando muito sal e gordura são ingeridos diariamente.

Comece agora
Esqueça os industrializados
O primeiro passo para fazer um detox de sucesso é ficar bem hidratado. Beba de dois a três litros de água, além de chás de erva. Isso irá hidratar as suas células e ajudar o trato digestivo. Após um ou dois dias com essa rotina, mantendo bons níveis de hidratação, você notará que sua pele e seus olhos ganharam uma cor mais viva e que você está menos inchada.
 
Frutas e vegetais frescos são a ordem durante o detox
Depois, é preciso encher sua dieta de muitas frutas e vegetais frescos. Coma saladas no almoço e no jantar – pode ser uma sopa milagrosa, quetambém funciona, na hora da refeição (clique aqui para ver a receita). Sucos (clique aqui para ver nossas receitas) de frutas também são excelentes para fornecer mais vitaminas e minerais.

Para conseguir mais fibras, você pode adicionar farinhas de linhaça ou aveia em seus sucos e nas suas saladas. A quinoa também é uma boa opção nas refeições. Proteínas magras, como peixes e frangos, devem ser incluídos para você consumir nutrientes essenciais.
Peixes como atum e salmão valem a pena em jantares e almoços, assim como frango grelhado – são carnes magras. Entre as principais refeições, inclua lanches com frutas e oleaginosas, que são comidas nutritivas e de  fácil digestão.

Dietas detox são muito saudáveis. Porém, elas eliminam cereais, manteigas, pães, laticínios, macarrão e arroz. Por isso, não vale a pena seguir dietas detox estritas por mais de uma semana, porque elas são geralmente muito pobres em calorias.

Cinco dicas de detox
  • Limpe seu armário: livre-se dos lanches industrializados, como biscoitos recheados, batatas e outros salgados.
  • Encha a geladeira de frutas e verduras frescos, que durem três ou quatro dias.
  • Prepare uma sopa milagrosa nutritiva, para experimentar no almoço ou jantar.
  • Prepare seus lanches de antemão, incluindo sempre frutas e oleaginosas no cardápio.
  • Experimente essa rotina por de três a cinco dias, para evitar sentir muita fome. Concentre-se em comer bem e em fazer exercícios leves durante essa dieta.

Receita de suco verde detox poderoso - com carambola!

Confira esse suco verde com carambola e recupere-se dos exageros do feriado!

Jacou no feriado? Não perca o ânimo! É hora de correr atrás do prejuízo experimentando um suco detox especial: com carambola.

Apesar de ser ainda assustador para algumas pessoas, o tal "suco verde" ou "suco de clorofila" pode ter um sabor delicioso caso você faça as combinações certas. E essa é uma delas. Carambola, gengibre, cenoura, couve e laranja se combinam num mix saboroso e que ajuda a limpar o corpo depois dos exageros da Páscoa.

Esta receita é contraindicada para pacientes renais crônicos, hipertensos, diabéticos, gestantes e lactantes.






sexta-feira, 3 de abril de 2015

Como se controlar na Páscoa? 7 dicas para não exagerar

Use essas dicas para se manter no controle e não prejudicar a sua dieta nesta Páscoa


O feriado internacional dos chocólatras chegou. E a estação dos ovos de páscoa deixa a galera que está fazendo reeducação alimentar com sentimentos extremos. Eles vão desde a ansiedade diante de tanto chocolate até o sentimento de culpa por ter enfiado o pé na jaca.

Não me entenda mal. O chocolate é realmente muito gostoso. Nós somos programados para gostar dele: ele causa uma baita sensação de bem-estar por causa de substâncias naturais chamadas de anandamidas presentes nele.

E, se você acertar na quantidade, ele pode até mesmo te ajudar na dieta e ser um amigo da sua saúde (veja mais clicando aqui). O grande problema é controlar a gula. Ou melhor: a compulsão por chocolate. É que ele é muito calórico e é rico em açúcar.

Para ajudar você a evitar os exageros e resistir ao chocolate em excesso, aqui estão algumas dicas valiosas:

Vilão? O chocolate faz bem à saúde - e até ajuda a emagrecer!

Você só precisa comer o tipo certo, na hora apropriada e numa quantidade legal. E mais: o amargo te ajuda a emagrecer!


Para comer antes da caminhada ou da corrida
Chocolate ao leite com uva-passa


É verdade: o chocolate é cheio de açúcar. Mas dá para transformar esse problema em solução com um alimento rico em fibras, como, por exemplo, a uva-passa. Essas fibras fazem com que o açúcar chegue até o sangue bem lentamente, fornecendo energia durante os exercícios. 

Além disso, o chocolate contém uma substância chamada de teobromina, que tem efeito vasodilatador e estimulante. Isso significa que mais sangue chega aos seus músculos, melhorando o desempenho na hora do exercício.

Acerte na quantidade: cerca de 20 gramas, ou 3 quadradinhos de chocolate ao leite com uva-passa é suficiente.

Para comer depois de malhar
Chocolate amargo (com 60 a 85% de cacau) e 200 mL de leite

Quando você está se exercitando, o corpo produz mais radicais livres que o normal. Esses radicais livres podem causar muitos danos à célula, sendo ligados ao envelhecimento precoce. O chocolate amargo, que tem mais cacau, é rico em substâncias antioxidantes. Os mais famosos são os flavonóides. Essas substâncias neutralizam os radicais livres.

Já o leite fornece muitas proteínas, sais minerais e vitaminas, o que é muito bem-vindo depois do exercício. Prefira a versão semidesnatada. Um estudo científico até mesmo descobriu que essa mistura ajuda na criação de músculos e no emagrecimento, depois dos exercícios físicos.

Acerte na quantidade: 2 quadradinhos são suficientes.

Para ajudar a emagrecer
Chocolate amargo (com 70% de cacau)

Isso é o que todo chocólatra quer ouvir. E é verdade: o chocolate ajuda a emagrecer. É claro, o tipo certo e com moderação! Isso porque, por ser rico em açúcar, o chocolate é muito calórica. Se você não gastar esse excesso de açúcar, ele acaba sendo estocado no seu corpo (e o peso aumenta...).

Mas, na quantidade certa, o chocolate é um aliado. Estudos dizem que o cacau  reduz a digestão e a absorção de gorduras e carboidratos, além de conferir uma sensação de saciedade. O chocolate amargo, segundo outro estudo científico, diminui a quantidade de hormônio do apetite, grelina.

Também é amigo do coração: o chocolate amargo reduz a quantidade de gorduras ruins no sangue - enquanto eleva as gorduras boas.

Acerte na quantidade: 2 quadradinhos são suficientes

Para depois do almoço
Chocolate branco

É verdade: essa versão tem mais açúcar. Só que, depois de um almoço rico em fibras e em proteínas, seu corpo vai demorar para digerir todos os alimentos. E, aí, o açúcar do chocolate só chegará ao sangue lentamente, diminuindo a chance de acumular muita gordura no corpo.

E, é claro, depois da refeição, você vai estar mais cheio. Então, você corre menos riscos de perder o controle.

Acerte na quantidade: não passe de 2 quadradinhos

Para o lanche da tarde
Chocolate meio amargo (50% de cacau) com castanhas e morango

O magnésio e o triptofano presentes no doce ajudam a aumentar o nível de serotonina. Esse neurotransmissor está ligado ao bem-estar e cai durante a tarde. As castanhas são fonte de fibras, que causam saciedade. Já o morango sempre combina bem com o chocolate. Além disso, ele é rico em vitaminas, principalmente a vitamina C.

Acerte na quantidade: 3 quadradinhos.

Dica
Quanto maior a concentração de cacau, melhor. O chocolate amargo (com alto teor de cacau) é rico em polifenóis e flavonoides, que são antioxidantes que melhoram a saúde do coração. Esses compostos controlam a pressão arterial e o colesterol. A versão amarga também tem menos quantidade de açúcar e gordura.

A versão diet é indicada para diabéticos, mas é mais rica em gorduras e calorias.


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Bárbara Rodrigues: ela eliminou 15 kg em menos de 3 meses! Veja como


Com reeducação alimentar, Bárbara Rodrigues perdeu 15 kg em menos de 3 meses. E ela dá dicas para você emagrecer também - de forma saudável!


Bárbara Rodrigues esbanja energia. E é o dia inteiro: no trabalho da Bárbara, ela educa, canta, entretém, pula e brinca. Professora de educação infantil, ela ainda tem uma segunda paixão além das crianças: a patinação. Mas Bárbara notou, há um tempo, que já não conseguia patinar os mesmos 40 km de antes. Agora, só patinava de vez em quando, no parque Ibirapuera.

O motivo dessa indisposição é o peso que ela havia ganho. Bárbara chegou perto dos 100 kg, no fim de 2014. Quando ela gravou um vídeo de uma das suas voltas de patins no Ibirapuera, não se reconheceu nas imagens. "Fiquei chocada. Disse ao meu namorado que iria começar uma dieta. E assim eu fiz".

O choque de realidade que ela teve foi eficaz. Bárbara Rodrigues teve um emagrecimento rápido: eliminou 15 kg em menos de 3 meses. Um dos principais alicerces da Bárbara nesse emagrecimento é o Facebook: ela compartilha tudo no grupo que ela criou (clique aqui para conferir e participar).

Nessa entrevista, Bárbara Rodrigues conta a sua história e dá dicas valiosas para quem quer iniciar uma reeducação alimentar. E ela garante: você não precisa ter dinheiro para fazer isso. O principal ingrediente é a boa vontade!

Entrevista
Você chegou aos 32 anos com 98 kg. Você sempre do peso, ou isso aconteceu nos últimos anos?
Até a adolescência tive peso normal. Aos 16 anos, fui mãe e ganhei muito peso nessa fase. Mas, anos depois, eu consegui ficar mais gorda do que quando estava grávida. A coisa vai acontecendo aos poucos e a gente realmente não se dá conta.

Em 2005, tive um estalo e decidi emagrecer. A coisa aconteceu tão rápido e de forma tão eficiente que de fato nunca precisei tomar remédio para emagrecer, nem shakes, nem nada.  Eliminei 31 kg sozinha, de forma saudável, mas cometi o pecado de baixar a guarda. Eu mantive o peso por muito tempo, e quando dava uma oscilada já cuidava novamente.

Só que durante esses 10 anos muita coisa aconteceu. Acabei perdida no caminho.Passei por grandes mudanças na minha vida, que mexeram profundamente com meu estado emocional. Larguei o Brasil – meu emprego e minha família – e fui para o Canadá. E aí, com essa vida atribulada, que comecei a ganhar muito peso de fato. Resultado: o auge foi de 98 kg. Desta vez, quandodecidi emagrecer novamente, já abri um grupo no Facebook, para registrar todo oprocesso e também para ter o apoio dos amigos.

Quais são as dificuldades de estar com quase 100 kg? Como isso impactou a sua saúde e sua autoestima?
A maior dificuldade de fato é não entrar em roupas comuns, com preços comuns. Aí, você acaba tendo poucas opções e precisa andar como uma velha, ou então precisa investir horrores em lojas especializadas. Eu sempre fui bem resolvida, gordinha ou não. Só que, apesar disso, eu estava incomodada com o corpo que adquiri. Deixava de tirar fotos e passei a ter certa vergonha do meu corpo. Em relação a saúde, estava me sentindo com movimentos mais lentos. Eu sempre fui elétrica no trabalho (sou professora de educação infantil). Precisava pular, dançar e brincar com a criançada, mas comecei a me sentir uma idosa!


Quais eram os hábitos alimentares que você tinha há três meses? Era sedentária?
Eu sempre comi de tudo: pizza quase todo final de semana, rodízio de comida japonesa com frequência, pastel toda semana na feira de domingo, cachorro quente. E, nas refeições, era sempre um “pratão”. Como dizem, eu jaquei geral! Enfiei o pé na jaca com gosto!! Eu brincava e dizia para as amigas "estou na fase da gordinha conformada". E isso me impedia de mudar.

Gosto de patinar. Costumava patinar uns 40 km pelas ruas de Sampa junto dos Patotas 13 (grupo de patinação). Só que, nos últimos tempos, devido ao aumento de peso, eu só estava patinando no parque do Ibirapuera mesmo, sem muita intensidade. Eu odeio academia. A minha única atividade física estava sendo caminhar de casa para o trabalho.

De onde partiu a decisão de mudar? Você iniciou sua reeducação alimentar no dia 5 de janeiro. Foi uma promessa de Ano Novo que você está determinada a cumprir? 
Nunca fui de promessas. Sou péssima com isso. Mas em dezembro, bem nos últimos dias eu fui patinar no parque e inventei de tirar fotos, fazer vídeos. Eu quase não me reconheci na hora de vê-los (clique aqui e confira um deles). Fiquei meio chocada com aquela Bárbara que vi na imagem e disse ao meu namorado que eu iria mudar assim que acabasse as festas de fim de ano. Disse que começaria na primeira segunda-feira. E assim fiz.

Quais as mudanças que você fez em sua dieta com a reeducação alimentar? Transformar os hábitos é muito difícil?
A primeira mudança é comer com consciência. É prestar atenção no que vai à boca. É saborear o alimento e ficar atenta ao momento de saciedade.

Cortei biscoito recheado, achocolatado, açúcar, refrigerante, sucos. O pão francês, eu troquei pelo pão de micro-ondas. O pão de micro-ondas é um espetáculo (clique aqui para conferir a receita)Eu sempre gostei de comer de tudo. Então, trocar porcarias por coisas saudáveis não foi nenhum sacrifício, adoro frutas, legumes, verduras, peixe, frango, ovo. Desta maneira, fica fácil levar uma vida saudável.

Também é importante se programar na hora de sair. Esses dias fui a um parque de diversões com a minha filha, que também está no processo de emagrecimento. Almoçamos antes de ir ao parque e lá, comemos os nossos lanches que levei numa bolsa térmica. Em vez de salgadinho, biscoito recheado e refrigerante, conseguimos passar um dia super saudável. Chegamos em casa à noite, sem fome.

E quanto aos exercícios físicos – quais você tem praticado?
No início da dieta, eu estava de férias. Então, conseguia fazer exercícios aeróbicos em casa, zumba e afins. Eu ainda conseguia fazer caminhada seguida de patinação. Só que, com a volta ao trabalho, me falta energia. Eu caminho cerca de 20 minutos para ir e voltar do trabalho. E aproveito todas as oportunidades para correr, pular e dançar com meus alunos. Não estou contente com "meus exercícios" atuais. Espero conseguir boas mudanças em breve.

Você perdeu 15 kg em pouco menos de 3 meses. Esse é um excelente resultado. Isso te motiva a seguir em frente? Qual é o seu objetivo?
É muita felicidade se olhar no espelho e ver seu corpo mudando. É muito bom se sentir mais disposta, mais saudável e mais bonita. Tenho consciência de que perdemos mais peso no início e depois a velocidade diminui um pouco. Mas não vou parar: estou na metade de minha jornada. Quero eliminar mais 18 kg.

Quais são as dicas que você dá para quem também quer emagrecer?
Bárbara capricha nos pratos
A primeira dica é saber que não há milagres! Perder peso exige pesquisa, disposição para cozinhar e muito planejamento. Eu me descobri quase chef de cozinha (risos). Os meus pratos ficaram mais bonitos, mais saborosos e repletos de saúde. Eu faço tudo de uma maneira para eu estar feliz, é como se fosse um carinho oferecido para mim mesma. 

Outra coisa que acho fundamental é procurar por pessoas que estejam com os mesmos objetivos. É bom poder compartilhar receitas, compartilhar as vitórias, tirar dúvidas, desabafar quando está emocionalmente abalada e ter alguém para "dar satisfação". Quando você compartilha seu peso com os demais semanalmente, você quer mostrar resultados positivos.

Elimine as desculpas e apenas inicie, se você é uma daquelas que pensam que não podem emagrecer porque acham que para isso é preciso ter dinheiro, saiba que na ponta do lápis tenho gastado muuuuuuito menos! Se você acha que não tem tempo para cozinhar, crie estratégias e faça acontecer. Não há alegria maior do que cuidar da pessoa mais importante deste mundo: nós mesmos.